Pauta de reivindicações envolve melhores condições de trabalho

Os trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso iniciaram a paralisação das atividades a partir da manhã de hoje (12) por tempo indeterminado. Professores, técnicos e apoios administrativos fazem parte da categoria, que exige na pauta de reivindicações condições mínimas de trabalho para oferecer educação de qualidade aos estudantes. Para o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) o governo não investe o suficiente para tratar de forma digna profissionais e alunos.
A greve dos educadores de Mato Grosso é sustentada na busca de uma política de estado, que realmente promova a valorização dos trabalhadores. O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento diz que o governo não pode se limitar ao valor 
do
 piso salarial. 
A categoria tem o pior salário entre as carreiras do Executivo e por isso, Henrique destaca que os profissionais necessitam de atenção imediata com propostas concretas do Executivo para transformar a figura do profissional de educação valorizada.
A greve é um alerta dos trabalhadores para a atual situação, que além de salários, é agravada pela falta de infraestrutura das escolas. Quando foi deliberada na última segunda-feira (5) as reclamações dos educadores envolvia o descaso do poder público quanto a estas questões que comprometem diretamente o desenvolvimento escolar.
Em maio o Sintep/MT entregou à sociedade e poderes públicos um dossiê apresentando os problemas enfrentados no dia a dia dos trabalhadores, como salas de aula com goteiras, salas sem ar condicionado por problemas na rede elétrica.
Conforme a pauta de reivindicações, a categoria exige a dobra do poder de compra dos educadores, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.

Cuiabá, MT - 12/08/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5041-5050 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter