O segundo dia do 9º encontro Nacional de Aposentados da CNTE começou com um debate sobre a importância do planejamento e o projeto de vida na aposentadoria. A palestra foi proferida pela Dra. Lúcia França, professora do mestrado em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira.
A Dra. Lúcia iniciou sua palestra apresentando dados demográficos que constatam o crescimento da população idosa no mundo. Esse crescimento gera desafios em várias áreas, como saúde pública, pagamento de aposentadorias, entre outros. Para encarar esses desafios, organismos internacionais, como a ONU, OMS e Banco Mundial buscam desenvolver políticas internacionais sobre o envelhecimento. Entre essa políticas encontra-se o envelhecimento ativo, que engloba três pontos chaves: mobilidade, participação social e independência. A educação ao longo da vida é outro ponto que deveria ser um direito de todos.
A realidade brasileira mostra peculiaridades. Há o ageismo, que é o preconceito contra o envelhecimento. Ao mesmo tempo, o grande número de empregos informais impede o financiamento da previdência pública.
Há ainda experiências que oferecem universidades abertas para terceira idade, programas de preparação para a aposentadoria, atualização e manutenção trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho.
Para a psicóloga, a aposentadoria é uma transição que pode trazer ganhos e perdas, dependendo tanto da perspectiva social quanto da perspectiva individual na época em que ela acontece. A importância dada aos ganhos e às perdas irá contribuir para as atitudes positivas ou negativas frente a ela.
A Dra. Lúcia França frisou que a aposentadoria traz desafios na vivência diária. Esses desafios se manifestam na condição econômica, na saúde, na identidade social, nas atitudes frente à vida e na qualidade de vida coletiva e individual.
Os vários aspectos da importância de se planejar a aposentadoria foram abordados pela palestrante, que encerrou sua exposição afirmando que, para planejarmos nossa aposentadoria e um projeto de vida a partir do momento que ela chega depende muito da postura com que se encara a vida. E sentencia finalizando: Nós somos senhores e senhoras de nosso destino e a cada dia, ao levantarmos, devemos nos preparar para ser vencedores e vencedoras.

Cuiabá, MT - 14/08/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5041-5050 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter