Deputados cobram resposta do Poder Executivo sobre atendimento das reivindicações dos profissionais da Educação

O deputado Alexandre Cesar (PT) cobrou do governo uma decisão em relação a greve dos professores da rede pública estadual. O parlamentar usou a tribuna durante sessão, desta quinta-feira (12), para chamar a atenção sobre a importância de o governador Silval Barbosa (PMDB) dar uma resposta aos trabalhadores que tentam a negociação e mantêm a greve desde o início do mês de agosto.
"É necessário que o governador dê uma resposta, em respeito à Assembleia Legislativa e a esses trabalhadores", disse, se referindo ao intermédio dos parlamentares para a solução do impasse.
O deputado José Domingos (PSD) criticou a situação pela falta de diálogo com os profissionais da educação e dos alunos que são prejudicados pelo não cumprimento do calendário escolar.
Ainda na sessão, o deputado José Riva (PSD) destacou a Unemat, instituição que passou a ter recursos garantidos no orçamento estadual, aprovados pela Casa de Leis. Com isso, terá condições de investir em mais cursos e novos campi. O deputado Sebastião Rezende (PR) disse que a expectativa é que em 2014 Rondonópolis receba um campus da universidade. O parlamentar também ressaltou a necessidade de valorização dos servidores comissionados.
Riva também destacou a reunião com os representantes das 150 famílias do assentamento Nova União, de Juína. Disse que o Governo do Estado deverá decretar a regularização fundiária dessa área do Vale Juinão. Instaladas há sete anos, as famílias demonstram preocupação com a decisão judicial que determina a desocupação imediata da área, que é particular. A reunião foi feita hoje (12), no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, com as presenças dos deputados José Riva (PSD), Ademir Brunetto (PT) e Wagner Ramos (PR).
O deputado Emanuel Pinheiro (PR) pediu à Mesa Diretora que seja colocado em votação o relatório final da CPI do MT Saúde - Comissão Parlamentar de Inquérito. "A CPI avançou. Ao aprovar o relatório final vamos levar ao governo 45 propostas para um plano de saúde forte e com condições de promover a inclusão social dos servidores públicos". O relatório está sob análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação - CCJR.
Pinheiro também discursou sobre o potencial dos municípios que compõem a Baixada Cuiabana. Disse que é preciso valorizar a população e verificar o perfil econômico da região. Inclusive, citou o trabalho comunitário que o Rotary Club está desenvolvendo em parceria com Santo Antônio de Leverger, que fomentará a área socioeconômica do município. Também cobrou a convocação do vice-governador, Chico Daltro (PSD) para explicar sobre a situação do transporte público.
A deputada Teté Bezerra concluiu a sessão ressaltando reunião realizada ontem, em Brasília, sobre os entraves que impedem a consolidação da regularização fundiária. Disse que no próximo semestre será discutida uma pauta de intenções para Mato Grosso, que determine o que pode ser feito para que o setor avance. "Tivemos vários assuntos colocados em pauta. Foram dois dias de reuniões produtivas em Brasília", acrescentou, ao citar que as questões indígenas também estiveram em debate.

Foto: J
henifer Heinrich

Cuiabá, MT - 12/09/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4971-4980 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter