É fundamental derrotar a pobreza e aumentar a qualidade de vida da nossa população, gerando melhor distribuição da riqueza e fortalecendo a luta contra o sistema patriarcal. Esta foi a mensagem que a senadora da Colômbia Gloria Ramírez deixou aos participantes do Encontro da Rede de Trabalhadoras da Educação, em Recife.
Na palestra "Ocupando espaços e exercendo o poder: como e porque se ampliam os direitos quando as mulheres atual na política partidária e na política sindical", Gloria também afirmou que alcançar a igualdade no exercício do poder e na tomada de decisões nos mecanismos de participação e representação social e politica constitui uma meta para erradicar a exclusão estrutural das mulheres. Para Gloria, as mulheres precisam ir pra luta política do dia a dia.
"Vivemos uma crise de representação muito grande a nível institucional dos partidos políticos. Mas há também um surgimento de movimentos sociais novos. Os sindicatos tem papel importante nisso. Precisamos avançar no debate dos sistemas de governo do continente além da presença feminina em cargos de liderança", afirmou.
Na palestra, Gloria abordou a discriminação das mulheres no mercado de trabalho, deu dados sobre a taxa de desemprego feminino na América Latina, os obstáculos na participação das mulheres no movimento sindical. Trabalhar isso nas escolas é um passo importante para mudar o quadro, afirma Gloria.
"Os currículos escolares abordam mal a igualdade de gênero e todas as conquistas lideradas pelas mulheres até hoje na sociedade. Temos uma carga histórica para construir e é necessário conscientizar permanentemente os estudantes e os companheiros. É fundamental que o movimento pedagógico reflita a igualdade de gênero", concluiu.
Brígida Rivera, vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina, agradeceu a participação de Gloria e entregou uma homenagem para a senadora: "Quero recordar nosso lema que diz que estamos no caminho e depois do primeiro passo não pararemos de andar jamais. Creio que esta fala da nossa irmã Gloria Inez enriquece o processo de formação que contribui enormemente para o crescimento do nosso debate".

Cuiabá, MT - 17/09/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4961-4970 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter