Maior contribuição de Mato Grosso será o texto sobre o SUE

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) elegeu 4 delegados na etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae), que terminou hoje em Cuiabá. Os representantes no segmento trabalhadores irão participar da etapa nacional do evento que será realizado em fevereiro de 2014 em Brasília.
A secretária-geral do Sintep/MT Jocilene Barboza, a secretária-adjunta de infraestrutura sindical Edina Martins de Oliveira, o secretário de políticas educacionais Dirceu Blanski e a diretora regional do Vale do Guaporé Edna Bernardo da Silva foram os eleitos entre os 56 delegados.
As eleições foram realizadas no evento tendo como candidatos os delegados eleitos nas etapas municipais e que ocorreram nos últimas meses em Mato Grosso. A Conae tem como tema "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração" e envolveu discussões que levaram à propostas de emendas.
Durante a etapa estadual da Conae as emendas sugeridas nos municípios foram discutidas e reavaliadas. Para a secretária-adjunta de políticas educacionais do Sintep/MT Maria Luiza Bartmeyer Zanirato a participação de diversos segmentos da sociedade proporcionou boas proposições nos diversos eixos em pauta e serão levadas para a etapa nacional. "Envolveu várias entidades e os municípios estiveram organizados. Praticamente odos os delegados eleitos nas etapas municipais estiveram presentes e a participação foi bastante entusiasmada. Os estudantes foram bastante expressivos, tanto da educação básica, quanto a superior."
Segundo Maria houve consenso quanto ao financiamento da educação, de que os recursos públicos não devam ser encaminhados para a iniciativa privada. "As propostas foram ampliadas em relação às reivindicações da sociedade. Foi um momento rico de valorizar a educação, principalmente a pública", diz.

SUE

A maior contribuição de Mato Grosso no processo de discussão do Sistema Único de Educação (SUE) será o envio do projeto desenvolvido no Estado. Como único estado que até o momento tomou a iniciativa de discutir e fundamentar a organização do sistema, Maria acredita que o texto será referência para o sistema nacional. "Essa será a nossa grande contribuição para que outros estados conheçam a nossa proposta e possam subsidiar a proposta nacional. Seria a referência para o Sistema Nacional de Educação".
A Conae envolve participantes de vários segmentos como do poder público, conselhos de educação, trabalhadores da educação básica, superior, pais de alunos e estudantes.

Valorização profissional

O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento teve um momento de contribuição na etapa estadual da Conae 2014. Ele comentou sobre a valorização dos profissionais da educação no processo de desenvolvimento do setor. No momento de greve geral na rede estadual de ensino Henrique lembrou que a formação e valorização dos trabalhadores são itens essenciais para a qualidade do ensino.
Durante a abertura da etapa da Conae os trabalhadores em greve ainda realizaram uma manifestação pública, cobrando posicionamento do governo sobre a pauta de reivindicações. O ato ocorreu na segunda-feira (16).

Foto: Jocil Serra
Cuiabá, MT - 19/09/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4951-4960 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter