O secretário executivo do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vanderlei Frassetto, está entre os 23 delegados eleitos de Mato Grosso que irão participar da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em Brasília, no período de 14 a 17 de dezembro. O representante do Sintep/MT faz parte do grupo de 10 delegados eleitos pela sociedade civil, durante a I Conferência Estadual de Comunicação de Mato Grosso (Confecom), realizada nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Também foram eleitos 10 delegados do setor empresarial e três do poder público.

"Este é um marco histórico, considerando o cenário da comunicação no Brasil, protagonizado por grupos hegemônicos", afirmou Vanderlei Frassetto ao considerar positivo o trabalho realizado pela I Conferência Estadual de Comunicação de Mato Grosso. A proposta é traçar um novo rumo para a comunicação no país. "Precisamos mudar essa prática dos grandes empresários ditarem o conteúdo veiculado à população," frisou certo dos avanços que serão conquistados na 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Para o representante da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária em Mato Grosso (Abraço-MT), Geremias dos Santos, a Conferência foi um sucesso. "Pela primeira vez na história um evento rico discutindo o papel da Comunicação na sociedade. Apresentamos propostas cobrando melhor programação das televisões com caráter educativo, mais programa regional com a questão cultural e outros valores. A imprensa tem como contribuir para a melhoria da sociedade", ressaltou.

O representante da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT), Josias Lemes Rodrigues, disse que a Conferência foi um momento ímpar para discutir a comunicação e ainda questionou: "Como você sonha com a imprensa democrática? Queremos uma imprensa em que as notícias sejam levadas ao público de forma limpa já que o que se vê, fala e escuta na mídia passa por um processo de filtração", afirmou.

Além dos representantes do Sintep/MT, da Abraço e da CUT/MT, foram eleitos também pela sociedade civil, à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor), Keka Werneck; a estudante de jornalismo, Dafne Spolti, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Luiz Carlos José da Silva, do Grupo de Consciência Negra (Grucon);  Marcela Prado, da Pastoral da Juventude; Auremácio Carvalho, do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CDH); Aberides A. da Silva, da Rádio Comunitária do Cristo Rei e o jornalista Álvaro Marinho.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 24/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7331-7340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter