O escritor do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Vito Giannotti, proferiu palestra sobre "O papel da comunicação do sindicato na organização da categoria", ontem à tarde (25), no 2º Seminário Nacional de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. Ele começou fazendo um histórico e lembrou que lá no século XIX, o japonês Johji Shimbum já destacava que "um partido sem jornal é como um exército sem armas".

Vito Giannotti explicou que a comunicação é um instrumento privado de disputa de hegemonia e que "a comunicação sindical tem que falar para os profissionais de educação e para os pais".

Vito informou que "hoje não há poder sem mídia" e que há inúmeras formas de um sindicato ou movimento social passar a sua mensagem: jornal, boletim eletrônico, home page, blog, orkut, twitter, cartaz, cartilha, carro de som e programas de rádio e TV. Segundo ele, cada um tem características próprias, basta escolher a forma mais adequada de passar a mensagem para determinado público ou momento. 

Acrescentou que "a internet, além de ser um suporte para o conjunto da comunicação sindical, é um instrumento autônomo. O que ela oferece é essencial para viabilizar todos os instrumentos de comunicação de um sindicato. É um instrumento mais barato e ágil e tudo pode ser divulgado ou comunicado em tempo real".

O 2º Seminário Nacional de Comunicação prosseguiu hoje com uma oficina ministrada por Vito Giannotti.

Veja a galeria de fotos do Seminário.


Fonte: CNTE 

 

Cuiabá, MT - 25/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7331-7340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter