A sociedade civil da região de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) participou, nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), da etapa regional da IV Conferência Nacional das Cidades. O encontro objetiva fortalecer o trabalho das políticas públicas nas cidades e trabalha quatro eixos de discussão: habitação; saneamento básico; mobilidade; e planejamento. "E nesta edição, especificamente, estamos trabalhando para que os municípios implantem um conselho municipal permanente, para auxiliar a gestão da cidade e permitir que os cidadãos acompanhem o trabalho dos gestores", salienta a secretária adjunta de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e membro do Conselho das Cidades, Edina Martins de Oliveira.

Para a diretora, a grande dificuldade enfrentada é a falta de vontade política dos gestores em instituir estes conselhos. "Isso dificulta, e muito, esse trabalho de acompanhamento". A sindicalista aponta também a falta de preparo dos prefeitos que, muitas vezes, desconhecem os convênios disponibilizados pelo governo federal. "E, neste sentido, nosso intuito é o de ser a ligação e facilitar o trabalho de implantação das melhorias nas cidades", complementa.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Cidades, as etapas estaduais deverão ocorrer no período de 1º de fevereiro a 18 de abril de 2010. A 4ª Conferência Nacional das Cidades será realizada entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, em Brasília (DF).

 

Cuiabá, MT - 25/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7331-7340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter