Sugestão será apreciada pelo Colégio de Líderes

As sessões plenárias poderão ser suspensas até que haja consenso entre Governo do Estado e professores da rede pública, em greve há 58 dias. A sugestão foi dada pelo deputado José Riva (PSD), durante a sessão matutina desta quarta-feira (09). Ele defende o diálogo para que a greve seja encerrada e os 450 mil alunos retornem às salas de aulas.
"Precisamos resolver o impasse criado. Não é decisão de justiça que acaba com greve, muito pelo contrário, faz acirrar ainda mais. O diálogo é que acaba com a greve. Se não houver entendimento até amanhã (10), que a Assembleia suspenda as sessões até que a questão seja resolvida. Pois, é preciso levar em consideração o constrangimento sofrido por alunos e professores em detrimento da paralisação".
Para Riva, a situação se agravou devido à falta de entendimento de ambas as partes, Sintep e Governo. Explicou que a proposta inicial feita pelo governador Silval Barbosa (PMDB) tinha o lado bom, pois dava abertura ao diálogo, embora não atendesse os interesses da categoria. E agora, o governo se recusa a negociar enquanto a greve persistir.
Disse que percorreu quatro escolas no interior e constatou que os professores voltaram às aulas insatisfeitos. "Entendo que com poucas alterações a proposta do governo já poderá atender a categoria", assegurou o parlamentar.
O deputado Walter Rabello (PSD) sugeriu a composição de uma comissão para conversar com o governador, que hoje cumpre agenda em São Paulo. "Queremos que a situação seja resolvida", afirmou, ao cobrar posicionamento da Mesa Diretora.
Os deputados Ademir Brunetto (PT). Ezequiel Fonseca e Sebastião Rezende (PR) também discursaram em apoio à categoria chamando a atenção do governo para os prejuízos provocados pela paralisação. 

Sintep
 - Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso - Sintep/MT, professores em greve participaram mais uma vez da sessão nesta quarta-feira (09). Antes, fizeram uma manifestação pacífica na entrada principal da Casa de Leis. O presidente do sindicato da categoria, Henrique Lopes do Nascimento, fez o alerta de que sem os devidos avanços, já está deliberada nova manifestação para o próximo dia 15, Dia do Professor, dessa vez nas BRs.
Disse que uma proposta deverá ser encaminhada pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa de acordo com as reivindicações feitas, para que não sofra alterações e, consequentemente, sejam vetadas pelo governador. "A proposta deve vir praticamente pronta. E se houver modificações, que não seja na parte financeira", explicou.
Também garantiu que diferente do que o governador anunciou, a greve segue forte. "Em Várzea Grande 90% continuam em greve", afirmou o presidente do Sintep. Eles querem a redução no prazo para os primeiros efeitos financeiros e hora-atividade integral. "Sem a proposta, vamos engrossar mais a greve".

Foto: Fablício Rodrigues
Cuiabá, MT - 09/10/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4911-4920 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter