No dia 4/10, o presidente da CNTE, Roberto Leão, participou, em Paris, na França, do lançamento do Ano de Ação Mundial - Unidos pela Educação: EDUCAÇÃO DE MELHOR QUALIDADE PARA UM MUNDO MELHOR. O evento contou com a presença da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), a 
búlgara Irina Bokova, e do secretário-geral da Internacional da Educação (IE), Fred van Leeuwen. Após a abertura, Leão fez uma intervenção para falar dos obstáculos para a promoção da educação pública de qualidade no mundo. Ele defendeu que não basta investir na boa formação do professor: "Existem outros itens fundamentais, como a condição de trabalho, a expectativa de carreira, a questão salarial - no caso do Brasil, o cumprimento da lei do piso. São variáveis que precisam ser atacadas como um conjunto: não basta tentar resolver uma para depois resolver outra".
O presidente da CNTE destacou que diversas condições se somam à boa formação para tornar a carreira atraente para futuros professores: "Nós deixamos claro que trabalhamos com 3 pilares para alcançarmos a qualidade social da educação no Brasil: a valorização profissional - formação inicial, formação continuada, boas condições de trabalho, questões salariais e de carreira; o investimento em educação - no nosso caso, a luta pelos 10% do PIB destinados para a educação pública; e a gestão democrática". Ele reforçou a posição da CNTE de que os funcionários da educação, e não somente os professores, também são responsáveis pela qualidade da educação e, portanto, precisam ser igualmente valorizados.
Durante a viagem, o presidente da CNTE visitou o Sindicato Nacional de Educação da França e reuniu-se com os diretores da entidade, que foram convidados a participar do próximo Congresso Nacional da CNTE, a ser realizado em janeiro de 2014, em Brasília/DF. O encontro com representantes da educação pública na França, que também sofre com precariedade de contratações e questões salariais, faz parte das articulações da IE realizadas com outros países que compartilham a lógica da valorização da educação no mundo, de que a educação de qualidade é um direito de todos e um dever do estado.

Cuiabá, MT - 11/10/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4911-4920 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter