O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) contribui na revisão da resolução nº 2 de 2009, que trata do sistema educacional. Em reunião realizada hoje no Conselho Estadual de Educação (CEE) a secretária geral do Sintep/MT, Jocilene Barboza, apontou a necessidade dos funcionários da educação receberam formação continuada da mesma forma que os professores.
Dando continuidade ao processo de coleta de sugestões para melhoria da normativa, a Comissão de Revisão da Resolução nº 2 de 2009, ouviu por cerca de 1 hora a representação do Sintep/MT sobre os desafios atuais para o avanço da formação de apoios e técnicos administrativos. Como técnica administrativa educacional (TAE) Jocilene destacou a importância já reconhecida dos funcionários como profissionais da educação e essenciais para o desenvolvimento no sistema educacional.
Contextualizando o processo de reconhecimento profissional dos funcionários, Jocilene comparou a realidade do professor, que há 150 recebe formação continuada. Com o atual Profuncionário à disposição dos técnicos e apoios administrativos, Jocilene cobrou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assuma a responsabilidade pelo curso, substituindo a gestão hoje do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Além disso, destacou a necessidade de ir além da oferta do curso profissionalizante, ofertando a formação continuada. Atualmente cerca de 7 mil cursam o Profuncionário.
Para isso, os funcionários precisam ter a profissão reconhecida na prática com incentivo da gestão escolar e dentro do sistema educacional. "Falta enfrentamento do desafio dessa formação nas próprias escolas e temos percebido que essa deficiência ainda não foi sanada".
A resolução nº de 2009 estabelece normas para a Educação Básica no sistema educacional e de ensino. O texto atual prevê formação continuada para os professores, porém não para os funcionários. A membra da comissão de revisão Maria Luiza Bartmeyer  diz que o objetivo é reeditar a resolução com esta garantia e que seja previsto as escolas garantirem a formação no projeto pedagógico.
Participaram da reunião o membro da União Mato-grossense dos Estudantes, Santana de Campos, o conselheiro representante da Seduc, Mário Tadeu Magalhães, e o técnico do CEE, João Márcio de Oliveira.

Cuiabá, MT - 11/11/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4841-4850 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter