A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (11), da cerimônia de formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Porto Alegre (RS). Na ocasião, Dilma reforçou a importância do ensino técnico para o desenvolvimento do País. "A educação é um dos caminhos para tornar permanente a conquista de cada um de nós no Brasil".

Por isso esse esforço imenso em fazer 8 milhões de matrículas no Pronatec até 2014. Quanto mais estudo nossa população tiver, mais sua família viverá melhor, mais o Brasil precisa disso para poder crescer, para ser uma nação mais rica, realizando seu potencial imenso", afirmou.

Para a formanda Raquel Saraiva, uma das alunas a receber o diploma, a oportunidade de fazer um curso técnico mudou sua vida. "Espero que minha história mostre que quando unimos força de vontade com a oportunidade de buscar o conhecimento, modificamos nossas vidas", contou. Com a especialização na área de plásticos, a estudante conseguiu ser contratada e promovida em uma empresa do setor.

Segundo a presidenta, a Raquel usou o Programa como uma porta que se abre. "Essa porta que é o Pronatec só abre corretamente se a pessoa se esforçar. Aqui vemos o  esforço de cada um dos formandos presentes, depois o apoio da família, e a sensibilidade e esforço do governo em abrir a porta para as oportunidades."

Também presente na ocasião, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o esforço do governo para viabilizar políticas como o Pronatec, que são tão importantes para o País. "É fundamental que tenhamos eventos como esse para que possamos reconhecer pessoas que se esforçam e conquistam o caminho da educação." 

Paim também ressaltou compromisso do governo com a educação integral, desde a creche a pós-graduação. "Estamos fazendo um grande investimento na educação infantil do Brasil, que é o começo de tudo".  Segundo ele, o programa já possui 6 milhões e 300 mil estudantes matriculados. "Vamos chegar a 8 milhões de matriculas ate o final de 2014", garantiu.

Sobre o Programa

Criado em 2011, o Pronatec  tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica.  A meta  alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio

Cuiabá, MT - 11/04/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4511-4520 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter