Para definir os próximos passos da categoria, os trabalhadores da educação estiveram reunidos, em Cuiabá, nos dias 12 e 13 de dezembro, no Conselho de Representantes. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), o encontro foi realizado na sede do sindicato. "A finalidade de um Conselho de Representantes neste momento é exatamente a de fazermos uma análise da conjuntura e buscarmos a implantação, nos Estados e municípios, daquilo que nos foi garantido em nível federal", explicou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.

Durante sua fala, na abertura do evento, o sindicalista expôs um grave problema, que vem ocorrendo nas redes de ensino: a fragmentação dos ciclos. "Este problema já havia sido superado em 1972 e, graças a uma prática perversa de administração pública voltou à tona. O que não podemos perder de vista é que as escolas que mais avançaram no processo de aprendizagem foram aquelas que adaptaram uma jornada única para os profissionais", salientou.

Gilmar Soares Ferreira também conclamou a todos para as lutas que virão no próximo ano. "Não podemos permitir que os gestores se utilizem de brechas na legislação para não cumprirem aquilo que já é lei: a adoção de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN)".

Outra prática nociva à educação, praticada pelos governantes, foi abordada pelo secretário de comunicação do Sintep/MT, Júlio Cesar Martins Viana. "Quase todos os municípios utilizam, na educação, apenas os recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e deixam de investir cerca de 30%, incluindo o Imposto de Renda Retido na Fonte". O sindicalista também lembrou um expediente comum: o pagamento de funcionários de outras pastas com esses recursos. "E este Conselho serve justamente para pautar as mobilizações que faremos no sentido de que tais recursos sejam, de fato, aplicados".

Os trabalhadores presentes aprovaram a iniciativa do Sintep/MT em promover debates sobre as questões municipais. "O principal êxito alcançado é o de tirar as dúvidas que temos e nos capacitar a cobrar do Poder Legislativo o cumprimento das leis. Isso tem acontecido em diversas redes municipais e, no nosso caso, não é diferente", complementou Selma Alves Penteado, trabalhadora da cidade de Campo Verde (137km de Cuiabá).

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 14/12/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7281-7290 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter