O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, participou nesta terça-feira (13.05), em Cuiabá, da IX Jornada Nacional de Debates.  A Jornada realizada pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que acontece em todas as capitais, tem como tema "Desafios e perspectivas das negociações em 2014".  O evento contou com a presença da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MT) e de vários sindicatos cutistas.

 

De acordo com o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira, o objetivo da atividade é iniciar uma reflexão e um debate com os sindicalistas sobre para o momento atual que o Brasil enfrenta e as perspectivas das negociações coletivas que acontecerão em 2014.  "A Jornada busca capacitar os dirigentes sindicais para defender os trabalhadores nas mesas de negociações. Os dados apresentados têm valor indicativo e buscam captar tendências da negociação salarial no país", frisa o coordenador do Dieese.

 

O evento teve início com a apresentação de um vídeo produzido especialmente para as atividades que estão sendo desenvolvida em todas as capitais, envolvendo dirigentes das centrais sindicais. No vídeo, o Dieese apresenta os principais indicadores da conjuntura nacional, e em seguida foram debatidos os principais indicadores regionais subsidiando os sindicalistas para o enfrentamento durante as negociações.

 

O coordenador do Dieese apresentou o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2013.  Das 671 negociações coletivas realizadas em 2013, em 87% dos acordos houve aumento real de 1,52%, e que esse acréscimo salarial fez a economia brasileira crescer 63%. "O principal ingrediente da economia brasileira é o consumo das famílias, por isso é tão importante aumento salarial", explicou Prado.

 

Durante os debates as discussões giraram em torno das expectativas de reajuste salarial para 2014, que mesmo diante do cenário negativo de crescimento da economia brasileira, a tendência é crescer. No ano passado, 85% das categorias conquistaram reajustes salariais, e a expectativa do Dieese é que em 2014 esse número chega a 89%.

 

Para o presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, esse dado revela que a classe trabalhadora tem se mobilizado e garantido na data base um reajuste acima dos índices de inflação", analisou o presidente lembrando que as categorias que conquistaram um índice maior foi devido as duras greves que tem sido realizadas, citando as greves realizadas pelos bancários e pela educação.

 

Outro ponto da apresentação do coordenador do Dieese que chamou a atenção do presidente Sintep/MT, foi o quadro que analisou as Despesa Líquida de Pessoal sobre a Receita Corrente Líquida, valores acumulados em 12 meses, do Poder Executivo Estadual de Mato Grosso, no período de 2010 a 2013. O quadro mostrou que o poder executivo está operando abaixo do que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige. "Esse é um dado importante, principalmente para o Sintep/MT que tem sentado nas mesas de negociações com mais de 100 municípios. Os prefeitos usam a LRF como pretexto para não aplicarem outras Leis como a Lei Nacional do Piso Salarial Profissional da Educação", destacou o professor Henrique Lopes. 

 

Escritório em Cuiabá

 

No final da reunião, foi retomada a discussão sobre as estratégias para estabelecer rearticular o funcionamento do escritório do DIEESE em Cuiabá. O escritório da entidade funcionava em Mato Grosso nos anos 80 e 90 e agora as centrais sindicais e os sindicatos estão buscando as condições financeiras para retorno do Departamento de Estatística à Cuiabá.

 

Com escritório aqui no estado serão realizados estudos e pesquisas sobre a economia de Mato Grosso. Hoje, Cuiabá é uma das capitais que não tem o custo da cesta básica atualizado. Com uma equipe do Dieese teremos essas e outras informações atualizadas. Dados que estarão nas mãos dos dirigentes sindicais nas mesas de negociação coletiva.

Cuiabá, MT - 14/05/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4451-4460 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter