Milhares de pessoas participaram, nesta segunda-feira (25), da tradicional passeata de abertura do Fórum Social Mundial (FSM), no centro de Porto Alegre. Cerca de 150 representantes de crenças de matriz africana, vestidos do branco, seguiram à frente da multidão, na Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa.

A passeata começou na Avenida Borges de Medeiros e seguiu até a Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba. O local é um dos tradicionais pontos de realização dos eventos do FSM.

Representantes de partidos políticos e centrais sindicais participaram da passeata. Muitos manifestantes carregaram bandeiras e faixas, algumas contra os produtos transgênicos e outras em defesa do petróleo. A marcha também contou com a presença de cidadãos de outros continentes.

O FSM está retornando a Porto Alegre depois de cinco anos - a última edição na cidade foi em 2005. O evento internacional voltado à discussão dos destinos do planeta surgiu na capital gaúcha em 2001.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, e a diretora da CNTE e vice-presidente da Internacional da Educação (IE), Juçara Vieira, vão participar das atividades do Fórum Social Mundial 2010.

Descentralização

No ano em que celebra 10 anos de seu processo, o FSM acontecerá de forma descentralizada, também nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará, além de vários eventos ao redor do mundo ao longo de 2010. As atividades do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre serão o pontapé inicial destas ações, que culminarão em 2011 no Fórum Social Mundial de Dakar, no Senegal, África.

Nesta terça-feira (26), a partir das 15h, abrem-se os Portões do Gigantinho, marcando a atividade com os Chefes de Estado, com a presença confirmada do Presidente Lula.

Cuiabá, MT - 26/01/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7221-7230 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter