Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) parabeniza e apoia a luta do Movimento dos Trabalhadores sem Terra de Mato Grosso (MST) pelos 20 anos de luta no Estado. Esta semana - de 10 a 16 de agosto – os companheiros/as reúnem lideranças de movimentos sindicais e sociais para promoverem a discussão sobre a história passada, presente e as futuras desse movimento que luta para avançar nas questões da população campesina, por melhores condições de trabalho, educação e dignidade.

Com extensa programação dentro da Jornada de Comemorações, o MST iniciou as atividades dos 20 anos, dia 10 (segunda-feira), com a caminhada do Cecape, há 43 km da Capital, até o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra), onde buscaram agenda com o governador para tratar das divisões da terra no Estado.

Na abertura sexta-feira (14.08) a primeira mesa de debates traz a Análise dos 20 nos de MST; seguida por um Balanço Crítico dos 20 anos de MST, com os companheiros Itelvina e Carneiro do MST/MT. As palestras acontecem no espaço denominado Feira da Reforma Agrária, na Praça no Bairro Quilombo, na Rua Presidente Café Filho (entre Av. Senador Felinto Muller e a Estevão de Mendonça).

Entre os convidados estão mais de mil companheiros/as entre assentados, acampados e representantes de Universidades Públicas, Central Única dos Trabalhadores, Sintep, Pastoral da Terra. O programa prossegue no sábado com a presença do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, João Pedro Stedile. Ele falará sobre a Conjuntura Agrária e os Desafios da Reforma Agrária e Popular.

Na parte da tarde, representantes sindicais e de movimentos sócias tratarão sobre Desafios da Classe Trabalhadora e as Táticas de Luta para o próximo período. Convidados Valdir Misnerovics (MST), João Dourado (CUT/MT), Guilherme Coda (Consulta Popular) e Claudinha (CPT).

Finalizando a programação dos 20 anos de comemorações, a companheira, Rosana Cebalho (MST), tratará sobre ‘Valores de uma prática militante”. No decorrer do três dias de evento, os trabalhos são finalizados com atividades culturais.

 

Assessoria/Sintep-MT

foto: site MST

Cuiabá, MT - 14/08/2015 20:14:35


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3851-3860 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter