Iniciam nesta semana (14.09), e se estende até o dia 24 de setembro nas escolas públicas do Estado, os debates dos trabalhadores da educação com objetivo de responder a seguinte questão: Qual o Retrato da sua Escola? A mobilização busca refletir as condições da Escola Pública hoje. O debate está dividido em quatro eixos: Direitos Sociais, Qualidade social da Educação, Valorização Profissional e Democratização da Gestão e resultará num documento a ser encaminhado para o Sintep-MT (central ou subsede).


No dia 25 de setembro está programada uma paralisação dos trabalhadores da educação das redes estadual e municipal em todos os municípios. Nessa data, todos os profissionais e a comunidade escolar devem fortalecer a mobilização com atividades locais em defesa e promoção da qualidade da educação pública. A agenda de atividades foi referendada em Assembleia Geral da categoria


“O Sintep-MT se contrapõem ao atual movimento do capitalismo que coloca em disputa projetos de sociedade com objetivos e focos distintos, que ameaçam os direitos de cidadania (saúde, à educação integral, o direito à terra, o direito à igualdade de oportunidade, o direito à valorização do trabalhador e o direito à democracia)”, destaca o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento.


Conforme ele, a educação situa-se como área estratégica e de disputa acirrada principalmente na questão de recursos humanos e recursos financeiros. “As escolas precisam refletir sobre as condições as quais desenvolvem o processo de ensino aprendizagem. Possuem essas condições necessárias para realizarem o processo de ensino e aprendizagem? Não podemos cair na falácia de que o desafio de qualificar a educação é responsabilidade única e exclusiva dos profissionais que estão em sala de aula, esse desafio está para além disso", destaca o presidente.


A agenda está articulada para culminar na “Marcha Estadual em Defesa e Promoção da Escola Pública e por Nenhum Direito a Menos”. Serão dois dias de paralisação das atividades -  22 e 23 de outubro – na capital, com Ato Público. E mais, o resultado das discussões escolares comporá um documento que será o norteador para a luta em defesa da qualidade social da educação.

 

Confira na íntegra o documento orientativo

 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 15/09/2015 10:18:08


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3831-3840 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter