Três representantes do Sintep-MT, participaram da 4ª Conferência Estadual de Política para Mulheres (12 e 13.11) e foram eleitas delegadas à 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá em março de 2016, em Brasília:  Marli Keller, Tânia Cristina Jorra, e Francisca Alda, compõe a delegação estadual junto com outras 30 mulheres que estarão na capital federal no próximo ano.
Em Brasília estarão atuando para assegurar a aprovação das propostas elaboradas nas etapas Municipais e Estadual, dentro dos quatro eixos da Conferência: a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres; Sistema Político com participação das mulheres e igualdade; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.
Segundo a delegada eleita, Marli Keller, as discussões, na etapa estadual foram de grande importância, uma vez que Mato Groso é carente de Políticas para as mulheres, como a falta de delegacias especializadas para acolher as mulheres em situação de violência doméstica. “Na maior parte das vezeso agressor é parte das relações próximas (marido, pai, tio, ex marido, ex namorado). São tantos os agressores que se julgam proprietários das mulheres, e, no caso dos EX, não aceitam fim da relação, e por isso as agridem machucam e matam as mulheres”.
Conforme ela, definiram uma pauta estadual que teve como destaque a reivindicação, junto ao governo do Estado a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres (como ocorre em vários estados, em âmbito nacional). Além de cobrar do governo a efetivação do Plano Estadual de Política para Mulheres, em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 17/11/2015 17:21:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3751-3760 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter