Na data em que se comemora o Dia Internacional das Áreas Úmidas, (2.02), a Comissão Estadual de acompanhamento da reelaboração do processo de Zoneamento Sócio Econômico Ecológico (ZSEE), para Mato Grosso, lembra à sociedade que está em fase construção a nova    proposta do documento. As discussões foram iniciadas no dia 25 de janeiro pela Comissão.
Desde então, o grupo definiu os objetivos de trabalho que incluem a proteção da biodiversidade da água, unidade de conservação e territórios indígenas. E ainda, a dimensão social que integre o mapa de abrangência de territórios e identidades; além, de trabalhar a dimensão econômica pautada nos eixos sociais e ecológicos.
A reconstrução do documento volta a ser executada com base no que havia sido elaborado pelo Grupo de Trabalho dos Movimentos Sociais (GTMS) e entregue a Assembleia Legislativa, em 2010. Na ocasião, especialistas reuniram o resultados de pesquisas desenvolvidas coletivamente, por cerca de 20 anos. No entanto, infelizmente, o trabalho foi reconfigurado atendendo a interesses específicos que mudaram drasticamente a composição do mapa do ZSEE.
Diante da arbitrariedade cometida o documento foi colocado sob júdice e um novo ZSEE deverá ser construído para ser apresentado como Lei até 2017. Na execução desses trabalhos estão representantes de diferentes segmentos sociais compondo a Comissão Estadual: Sintep-MT; Unemat; Icaracol; CBFJ; Ufmt/Opan; Opan; CTA/MT; Fase/MT; Remtea; CPT/MT; Formad e ICV.
A Comissão terá novo encontro dia 16 de fevereiro e como parte dos trabalhos, convoca os movimentos sociais regionais e municipais a iniciarem os debates locais a partir da atual realidade e com base nos documentos já construídos.

Confira aqui: Video 1Video 2

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 03/02/2016 15:20:54


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3671-3680 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter