O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento, publicou um artigo nesta sexta-feira (05.02), na página oficial do Sintep-MT - coluna artigos e publicações -, em que traça um paralelo entre a política adotada pelo atual Governo Taques, para a Educação, com as utilizadas em administrações passadas. Com o título ‘Estamos de volta à Era das “indicações políticas” na educação em MT?’ o artigo questiona as práticas implementadas pela atual gestão estadual nas unidades escolares.
Segundo o presidente, as políticas adotadas são denominadas como inovadoras, porém não passariam de subterfúgios para reimplantar hábitos da política de favorecimento pessoal com finalidade eleitoreiras.
Nascimento destaca surpresa, ao avaliar os atos administrativos desse primeiro ano de Governo e perceber que “sob o manto do governo legalista, a velha prática fisiológica da indicação política”, voltam a ocorrer. Para comprovar esse alegação cita a Portaria 036/2016. “Ela define como deve ser o perfil dos coordenadores pedagógicos  a partir de critérios estabelecidos pelo governo e sem consulta com a base”, destaca. E ainda, se na unidade escolar não encontrar esse profissional caberá a Secretaria de Estado de Educação escolher um.  “Um flagrante evidente que permite a benesse da indicação política”, afirma.
O artigo, conforme o autor, é uma manifestação individual, com base na vivência sindical sobre as diferentes manobras utilizadas pelos governos na tentativa de minar direitos da classe trabalhadora. Mas para além disso, Nascimento destaca que a insatisfação está sendo ouvida na base, e que maturidade da categoria, às tentativas de retrocesso, o provocou a se manifestar.

Leia



Cuiabá, MT - 05/02/2016 19:25:35


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3671-3680 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter