O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) divulgou os 10 trabalhos classificados no projeto "Mama África: integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03". O concurso recebeu projetos voltados ao ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira, realizados e expostos por escolas públicas do Estado durante a semana da Consciência Negra, de 17 a 20 de novembro de 2009.

O primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, de Colíder, que desenvolveu o projeto "Kizomba de Zumbi". Além do kit afro, notebook e locação de um ônibus para uma comunidade tradicional, remanescente de quilombo, em Mato Grosso, a professora Maria Lúcia Cavequia, ganhará uma viagem para Cabo Verde, na África, em abril deste ano. Para o segundo lugar, também serão entregues o kit e a locação do ônibus. A viagem para a comunidade quilombola deve ocorrer até março de 2010. Já o terceiro lugar será premiado com um kit afro e um micro computador.

A secretária de Políticas Sociais do Sintep/MT, Maria Celma de Oliveira, ressaltou a importância do tema do Mama África "Construindo ações para a Educação das relações étnico-raciais no espaço escolar", e das premiações oferecidas. "Além de incentivar o desenvolvimento dos projetos, a ida dessas pessoas tanto às comunidades quilombolas quanto a Cabo Verde possibilita a troca de experiências e incentiva a participação de outras escolas". O contato que os alunos terão com a cultura vivenciada nos quilombos também foi destacado pela sindicalista. "Acredito que será uma experiência enriquecedora", acrescentou.

O projeto visa ainda incentivar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e projeto político pedagógico de forma que o cumprimento e o respeito à lei se torne parte do cotidiano escolar; e compartilhar com a sociedade ações que as instituições de ensino têm desenvolvido sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro junto aos seus alunos, bem como prevenir a ocorrência de preconceito, racismo e discriminação racial, de religiosidade de matriz africana, de gênero e outros.

De acordo com o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, o concurso deve ser visto como mais que uma simples competição. "Este foi apenas um mecanismo catalisador para incentivar a discussão da Lei 10.639/03 no espaço escolar", declarou. O sindicalista explicou que a preocupação é que a Lei saia do papel. "A existência da determinação, por si só, não garante a aplicação. O concurso é uma conclamação para que as unidades escolares se debrucem sobre o tema e discutam o assunto, superando os preconceitos e a discriminação", considerou.

Confira abaixo os 10 projetos classificados:

1° - Kizomba de Zumbi - E.E.Cel. Antônio Paes de Barros (Colíder)

2° - A Cultura afro-brasileira, sua importância e influência no cotidiano - Escola Jayme Veríssimo (Alta Floresta)

3° - Felicidade não tem cor - CEJA 06 de agosto (Pontes e Lacerda)

4° - Afroexpofestic do Jardim Araguaia: Escola e Sociedade - E.E.Jardim Araguaia (Barra do Garças)

5° - Somos uma raça única - E.E.Dom Aquino Corrêa (Itiquira)

6° - África: berço da humanidade e suas raízes - CEJA José Alencar (Lucas do Rio Verde)

7° - Identidade ética - E.E.Dr. Jose Rodrigues Fontes (Cáceres)

8° - Identidade - diferença ética - raciais - E.E.Ulisses Guimarães (Campo Verde)

9° - Trabalhando as diferenças, combatendo o preconceito - E.M.Prof. Onofre de Oliveira (Cuiabá)

10° - Consciência negra - E.E. Nilo Povoas (Nobres)

Cuiabá, MT - 11/02/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7191-7200 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter