Com o tema “O papel do especialista, coordenador e pedagogo na escola atual”, o segundo e último dia do Seminário Nacional do Departamento de Especialistas da CNTE foi encerrado nesta terça-feira (2/8).
Pela manhã, dando continuidade ao acompanhamento da tramitação do PL 257, que está para ser votado na Câmara, e que retira direitos dos trabalhadores, os participantes do seminário se deslocaram para o Congresso Nacional, num ato contra a aprovação do projeto.
“Estamos hoje aqui novamente e vamos acompanhar de perto essa votação, pois é inadmissível que os profissionais sejam punidos e que seus direitos sejam retirados”, ressaltou Fátima Silva, Secretária de Relações Internacionais da CNTE e Vice-Presidenta da IEAL.
WhatsApp Image 2016 08 02 at 14.35.54 1O Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, abriu a mesa de debate sobre a base nacional comum curricular, em diálogo com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE).
“Entendemos que o Brasil tem diversidades regionais e culturas locais que precisam ser respeitadas. Não podemos pensar que todas as diretrizes devem ser comuns. E a partir desse ponto, é necessário que a própria lei de diretrizes e bases seja respeitada, ou seja, que a escola tenha autonomia para elaborar seu currículo, ressaltou Araújo.
No período da tarde, os presentes puderam participar de um debate sobre o funcionamento político/estatutário do departamento de especialistas da CNTE.
Entre as ações prioritárias do setor ficou estabelecido maior publicidade e organicidade no site da CNTE e o contato permanente entre os estados.
O Coordenador do Departamento de Especialista da CNTE, Mário Sérgio de Souza, avaliou como positivo o balanço do evento.
"Houve um interesse e participação efetiva dos educadores, que só reforça a preocupação da CNTE de se apropriar e debater mais as questões ligadas aos especialistas e a educação", afirmou.
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