O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participou, dia 10 de agosto, do 1º Encontro dos Programas do Departamento de Educação à Distância, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), junto com coordenadores do Profuncionário. O evento que se encerra nesta quinta-feira (11.08) debate a formação inicial e continuada de funcionários da educação.

A vice-presidente do Sintep-MT, Jocilene Barboza dos Santos, abordou o tema considerando o Brasil e o aspecto global,  lembrou as conquistas dos funcionários de escola no país, destacando que a formação com viés político, pedagógico e técnico é pioneira em Mato Grosso, singular no Brasil. Reconheceu-a como consequência da reação da organização dos trabalhadores da educação às tentativas de precarização do trabalho principalmente de cargos e funções deste segmento com a ameaça da terceirização, semelhante ao que novamente se vivencia.

A participação da Pró-reitora de Ensino, Marilaine Alves Costa, focou o debate nos avanços e desafios à formação. A partir de documentos recentes, como o Decreto nº 8.752 de 09 de maio de 2016 e a Resolução CNE/CES nº 02 de 13 de maio de 2016. Eles tratam respectivamente da política de formação dos profissionais da educação básica e das diretrizes curriculares nacionais, para a formação inicial e continuada em nível superior para funcionários da educação básica.

Diante do desafio de materializar a formação inicial e continuada de funcionários da educação, como Política de Estado, a vice-presidente do Sintep-MT, levando em conta a conjuntura atual, ressaltou a importância de mobilização e da articulação entre diferentes atores que corroboram dessa defesa, em especial dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia que têm dado importante contribuição nesse processo.

Jocilene citou a necessidade de se pensar estratégias para a continuidade da formação, mesmo na ausência de indução financeira do Governo Federal. A vice-presidente do Sintep-MT aproveitou a presença da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc/MT) no evento, para defender a continuidade da oferta da formação via Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), lembrando que a formação em nível médio é responsabilidade do Estado.

Participou ainda, pelo Sintep-MT, o secretário Adjunto de Funcionários da Educação, Djalma Francisco de Sousa. O Encontro ocorre paralelamente ao IV Workif – Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, no Centro de Eventos do Pantanal, também em Cuiabá. (contribuiu Jocilene Barbosa)

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 11/08/2016 11:12:51


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3461-3470 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter