Começa nesta quinta-feira (13.10) no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 8 horas, o XVI Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O evento que se estende até domingo, 16 de outubro, reunirá cerca de mil delegados para debaterem o estatuto da entidade e traçar os planos de lutas e ações para as políticas sindicais e educacionais para o próximo triênio (2016-2019). Com o tema “Função Social da Educação no Contexto das Relações Democráticas” o Congresso apresentará discussões sobre temas relevantes para a construção de políticas educacionais que imprimam a qualidade socialmente referenciada da educação.

Na abertura, nesta quinta-feira, os trabalhos se iniciam pela aprovação do regimento, seguido da análise de conjuntura Política e Educacional, ministrada pelo professor e presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Felício. Na mesa estará ainda outra palestrante convidada, a professora doutora Lisete Regina Gomes Arelaro, da Universidade de São Paulo. Na sequência, no período da tarde integrarão a mesa sobre o tema central do Congresso -  A Função Social da Educação no Contexto das Relações – os palestrantes Gaudêncio Frigotto e Emir Simão Sader.

No dia 14/10, sexta-feira, a manhã começará com a discussão “O Currículo Escolar e suas Interfaces com a formação profissional da Educação Básica frente aos Desafios da Escola no Século XXI e o processo de mercantilização da Educação Pública”, com os professores doutores Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) e Luiz Augusto Passos (UFMT). Às 14h30, a abordagem tratará sobre “Os Planos de Educação como impulsionadores de Políticas que Superem as Desigualdades Educacionais em Mato Grosso”, com os expositores Luiz Fernandes Dourado, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bartolomeu José Ribeiro de Souza.

O terceiro dia do evento, sábado (15), a palestra abordará “Financiamento e a Democratização da Gestão Educacional como Elementos Estruturantes da Qualidade na Aprendizagem e da Valorização Profissional”. Na mesa de debates o professor doutor José Marcelino Rezende (USP) e professora doutora Dalila Andrade Oliveira (UFMG).

O período da tarde, a partir das 14h30, seis mesas de debates, simultâneas, tratarão dos temas: previdenciária, redes municipais - avanços e desafios, a escola como espaço multicultural e de reconhecimento das diferenças, políticas de inclusão, o papel do Estado na saúde do trabalhador e formação dos funcionários da educação frente a contemporaneidade.

As mesas de interesses reunirão palestrantes referências nos temas, entre eles o auditor da Receita Federal, Delúbio Gomes Pereira da Silva; a dirigente da CNTE, professora Selene Barbosa Michelin Rodrigues; as professoras doutoras da UFMT, Cândida Soares e Ozerina Victor de Oliveira; a deputada federal Érica Jucá Kokai; a professora da UNEMAT, Nilce Maria da Silva; o professor doutor da UFMT Wanderlei Pignatti; o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT); a professora doutora Gesuína de Fátima Leclerc, do MEC. Além de toda a diretoria do Sintep/MT.

O encerramento das atividades se dará no domingo com a Plenária Deliberativa seguida dos Debates de Teses, Alterações Estatutárias e Moções.

Confira a Programação  

Assessoria/Sintep-MT

foto ilustrativa

Cuiabá, MT - 12/10/2016 11:40:55


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3391-3400 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter