A execução dos cursos do Profuncionário em Mato Grosso estão na dependência da aprovação de recursos federais para novas turmas. A informação repassada aos dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Mato Grosso (Sintep/MT) durante reunião sobre o tema no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na tarde de ontem (04.05).

Apenas com a liberação de recursos o IFMT iniciará nova etapa de atendimento. O programa é desenvolvido com fomento do Governo Federal em parceria com Estados e municípios. “Diante das inúmeras reformas que retiram investimentos públicos e direitos sociais, entre ela a política de congelando de recursos federais para os próximos 20 anos,  indica que teremos que realizar mais um enfrentamento”, destacou a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

A dirigente ressalta a prioridade do governo é disponibilizar recursos financeiros ao MédioTec, o Programa que oferta educação profissional em nível médio em cursos concomitantes, para instituições privadas, deixando em segundo plano os programas de formação - pública e gratuito -  ofertados pelo Secretaria Nacional de Tecnologia do MEC, onde se encontra o Profuncionário.

Diante dessa opção do governo, tudo indica que a demanda por qualificação ficará reprimida. Só serão atendidos/as cerca de mil funcionários/as de escola já inscritos no Edital encerrado em março de 2017. “O cenário no Estado de Mato Grosso exige nossa resistência para mantermos nossas conquistas. As políticas pautadas na transferência de responsabilidade da educação pública para a iniciativa privada, enfrentadas pela categoria em 2016, continuam em pauta. Temos de permanecer em alerta”, afirma Jocilene.

Segundo a vice-presidente, oriunda do segmento funcionários, a valorização profissional e principalmente a formação de funcionários da educação, não são pautas desses atuais governos. Enfrentamento semelhantes estão sendo vistos nos municípios, com forte oposição ao reconhecimento dos/as funcionários/as nos planos de carreira da educação, inclusive os já profissionalizados/as.

“Não abriremos mão dessa bandeira histórica de luta, conclui Djalma Francisco de Sousa, secretário de Funcionários/as da Educação do Sintep/MT, que junto com o secretário adjunto de Comunicação do sindicato, Edevaldo José dos Santos, estiveram na reunião com o IFMT. 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 05/05/2017 18:24:28


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3141-3150 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter