Com mais de 600 participantes, teve início na noite de ontem (12.10), em Cuiabá, o X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT, que trouxe para o debate o desafio da construção de uma escola unitária no contexto das atuais reformas políticas no país e nos estados.  Abordando a tema “Os Desafios da Construção de uma Escola Unitária no Contexto das Relações de Trabalho”, o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento abriu os trabalhos questionando a todos e todas sobre qual a Educação que queremos para nossos filhos e filhas.

Lopes destacou a intensa reflexão que terá que ser feita frente ao desafio apresentado para os/as educadores/as e toda a população com as medidas que estão postas e aquelas que ainda estão por vir, precarizando ainda mais a coisa pública. “Precisamos mais uma vez sermos os precursores das políticas públicas e garantir a escola que queremos para a classe trabalhadora”, afirmou.

O secretário de educação internacional da CNTE, Roberto Leão, destacou a história de luta do Sintep/MT, como um sindicato de determinação e unidade e propositor de políticas públicas para todo o continente Latino Americano. Leão reafirmou a necessidade do enfrentamento contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, apresentada pelas “reformas” que atendem aos interesses de uma burguesia que não tem compromisso com o país. “Precisamos enfrentar esse projeto político que faz do Brasil o quintal daqueles que detém o poder no mundo”.

O secretário de Políticas Sociais da CNTE e dirigente do Sintep/MT, Gilmar Soares, reforçou a contribuição da luta sindical dos/as educadores/as para o país, o que torna vergonhoso a proposições do governo Pedro Taques com o projeto de congelamento dos gastos (PEC 010/2017).  

O sindicalista lembrou ainda que o ataque à classe trabalhadora que chega aliado com a política educacional implantada com a “reforma” do Ensino Médio que sequer foi debatida com a sociedade, mas afetará gravemente toda a população, em especial os mais jovens. Em nome da inovação, os governos, estão abrindo a escola pública para a iniciativa privada, “a exemplo do governo de Mato Grosso que faz parcerias com grupo Natura, ONG Ensina Brasil e outros.

Fizeram parte da mesa o deputado estadual Valdir Barranco, um dos poucos parlamentares contrários às reformas federais e ao projeto estadual da PEC do Teto de Gastos. E ainda, o presidente da CUT- MT, João Dourado;  e as  representantes da UCME, Andrea Santos, e Eleny Bazano, do Mieib.

Confira fotos no facebook

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 13/10/2017 11:00:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2841-2850 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter