Como parte das atividades do X Encontro Estadual de Educação, o Sintep/MT promoveu o lançamento de três livros e uma cartilha que trazem temas do universo educacional. Os autores dividiram com os participantes do Encontro o percurso para a realização da pesquisa e como os principais elementos de cada obra foram pensados e executados.

Secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade apresentou o livro “O Profissional de Apoio Administrativo Educacional e a Formação” que é resultado da pesquisa de mestrado da sindicalista. Na obra ela fala sobre a formação dos funcionários e funcionárias, desde o extinto Arara Azul, e as perspectivas para a Educação Superior, com uma graduação específica. “Foi um livro que desde a concepção, a orientação e até a o processo de tirar a foto da capa, teve a participação de funcionários da Educação. Nós funcionários temos o desafio diário de nos reafirmarmos no espaço da escola e da sociedade, o que o livro também traz”.

O professor doutor João Monlevade lançou em Mato Grosso “Ensino Médio Integral Sim, mas para todos” que trata sobre as escolas de tempo integral e como elas irão atender apenas um pequeno percentual dos estudantes, além de experiências que levantam questionamentos sobre a proposta. “O objetivo de quem escreve é que as pessoas leiam e façam a verdadeira revolução. Que as letras virem pensamento, virem ações, virem socialismo”, enfatizou Monlevade.

Atualmente professor na UFMT, Odorico Ferreira Cardoso Neto, mais conhecido como Kiko, relembrou os 21 anos que trabalhou na rede estadual em Mato Grosso ao apresentar para os Profissionais da Educação “Sintep BG – PA” e “A formulação do Sistema Único de Educação em Mato Grosso e a mediação para a construção do Sistema Nacional de Educação”. “Mato Grosso é vanguarda em vários exercícios democráticos na Educação como a gestão democrática e a formação de funcionários. Os meus livros são fruto da luta dos trabalhadores da Educação Básica no estado, como construtores e agentes da nossa história”.

O livro “Porque somos racistas”, do professor Flávio Antônio da Silva Nascimento, foi a inspiração para o Caderno de Educação do Sintep/MT “Racismo e discriminação no Brasil” que aborda, de forma didática, a questão racial e o racismo. “O combate ao racismo deve ser uma obrigação política, moral, ética e social de todos nós. Essa cartilha serve como ponto de partida para que os educadores entendam mais sobre o tema, para que possam replicar o conhecimento nas escolas”, avalia o professor.

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 14/10/2017 13:32:25


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2841-2850 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter