O Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso (FEPE-MT) realiza hoje (15/12), a partir das 19 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá, uma Conferência Livre. O objetivo é fazer o debate e alinhar os temas que ganharão foco na Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018). As discussões definirão ainda o calendário das etapas municipais, intermunicipais e, a estadual, que ocorrerá em março de 2018, um mês antes da Conferência Nacional.

As discussões da Conferência acontecem devido ao contexto antidemocrático e de golpe aos direitos sociais. “O objetivo é resgatar o processo democrático, e fazer com que as escolas e a sociedade civil organizada rediscutam, reflitam este processo que estamos vivendo”, destaca a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade.

Conforme Guelda, a educação é um direito inalienável e que deve ser garantida pelo Estado, é preciso assegurar orçamento para a valorização profissional, estrutura física adequada nas escolas, alimentação escolar, condições de trabalho e a permanência dos e das estudantes nas escolas. Processo que não está ocorrendo nas atuais gestões do estado e do país.

A Conferência fará um amplo e democrático debate com a sociedade civil, para avaliar o projeto de educação estabelecido desde 2014, com a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), e de onde se consolidou avanços para as políticas de educação, por meio do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 15/12/2017 16:35:34


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2711-2720 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter