Os trabalhadores da Educação de Mato Grosso conhecerão um pouco mais sobre o sistema educacional de Cabo Verde, na África. Os relatos serão feitos pela secretária de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Celma de Oliveira, e pela professora de Colíder, Maria Lúcia Cavequia. Elas estiveram naquele País entre os dias 14 e 24 de abril, consolidando a premiação do projeto Mama África, promovido pelo Sindicato.

Neste período, as professoras participaram da Semana do Professor. "O respeito aos profissionais, gestores e à Educação como um todo me impressionou bastante", destacou Maria Celma. Segundo ela, a viagem proporcionou experiências ricas quanto à história de Cabo Verde e à valorização do ensino. "A intenção do projeto é justamente a interação entre os dois países", acrescentou.

Além de Cabo Verde, Maria Lúcia também foi contemplada com uma viagem à comunidade quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. A coordenadora do projeto vencedor "Kizomba de Zumbi", foi acompanhada de alunos, funcionários e professores da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, em Colíder. O contato com a cultura vivenciada nos quilombos foi destacado pela coordenadora. "Acredito que foi uma experiência única, enriquecedora, que envolveu todo o ambiente escolar", considerou.

Essas e outras avaliações serão feitas no II Seminário Estadual de Educação Étnico-racial do Sintep/MT, que tem como tema "Construindo ações para a educação das relações étnico-raciais no espaço escolar". O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio deste ano, na sede da entidade, em Cuiabá. Os profissionais da Educação estão convidados a participarem do encontro e, junto com a comunidade escolar, refletirem ações de combate ao racismo e toda forma de exclusão.

Mama África - Sob o tema "Integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03", o concurso recebeu projetos voltados ao ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. As iniciativas foram expostas por escolas públicas do Estado durante a semana da Consciência Negra, de 17 a 20 de novembro de 2009. O Mama África visa incentivar a implementação da Lei 10.639 nos currículos, matrizes curriculares das unidades escolares e projeto político pedagógico de forma que o cumprimento e o respeito à Lei se tornem parte do cotidiano escolar.

De acordo com o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, o projeto deve ser visto como um mecanismo catalisador para que a Lei saia do papel. "A existência da determinação, por si só, não garante a aplicação. O concurso é uma conclamação para que as unidades escolares se debrucem sobre o tema e discutam o assunto, superando os preconceitos e a discriminação".

Cuiabá, MT - 26/04/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7061-7070 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter