Um projeto para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual João Paulo I, em Paranaíta (a 849 km de Cuiabá), trouxe para a sala de aula o debate sobre um tema quem tem aparecido com frequências nos meios de comunicação: a reforma da Previdência. Na tarde de quarta-feira (04.04) os estudantes participaram da Jornada de Debates realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que teve como foco o tema do projeto realizado na escola.

Mudanças no tempo de contribuição e idade para aposentadoria caso a reforma seja aprovada, estiveram entre as dúvidas esclarecidas pelo presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes, que explicou a reforma da Previdência a partir de dados como fatores que formam a Seguridade Social, o suposto déficit da Previdência e também a concentração de renda no país. "É preciso chamar a atenção porque essa reforma faz parte de um conjunto de medidas que quer tirar os direitos dos trabalhadores. O objetivo é instigar os estudantes a pesquisar sobre o assunto, explorar e perguntar mais, para poderem formar as próprias opiniões".

Coordenadora do projeto, a professora Cladiane Aparecida Skuena contou que a Jornada de Debates foi realizada em um momento importante, pois os alunos já haviam feito um debate entre salas com prós e contras da reforma. "O livro de Sociologia do 2º ano do Ensino Médio fala sobre política e como ela afeta a vida de todos e resolvi trazer um tema que está sempre nos jornais para que os alunos pudessem pensar sobre o projeto e o que ele significa. A vinda do Henrique é uma forma de esclarecer as dúvidas que ainda ficaram e de poderem ter mais informações".

Também representaram o Sintep/MT no evento a diretora da regional Nortão II, Ilmarli Teixeira, e o presidente da subsede de Paranaíta.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 04/04/2018 18:26:09


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2521-2530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter