A etapa estadual em Mato Grosso da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) dividiu os participantes em grupos para melhor avaliação dos oito eixos temáticos. Os encaminhamentos e as ponderações serão avaliados por todos os participantes na Plenária Final, que será realizada no sábado (07.04). O evento é a preparação para a Conape Nacional, que será realizada entre os dias 24 e 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

O debate vespertino tinha como tema principal os planos decenais de educação e o Sistema Nacional de Educação e os grupos foram divididos para o debate específicos de temas que são relevantes para a avaliação do Plano Nacional de educação (PNE) e também para a proposição de mecanismos para auxiliar no processo de implantação dos planos, seja em âmbito municipal, estadual e/ou federal.

"Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação", foi o primeiro eixo e "Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais" fez parte das discussões do eixo dois, que contaram com a exposição do prof. Dr. Odorico Cardoso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e a prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Já os eixos 3 e 4 debateram a "Gestão popular: participação popular e controle social" e "Democratização da Educação: permanência e gestão", com a exposição da prof.ª Dr.ª Marilda de Oliveira Costa, da Unemat.

A prof.ª Dr.ª Edna Luzia de Almeida Sampaio, da Unemat, foi a expositora dos eixos 5 e 6, "Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão" e "Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, ciências, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação".

Fecham os grupos de debate os eixos 7 e 8, "Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde" e "Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social", com palestras do prof. Esp. Gilmar Soares Ferreira, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, e o prof. Dr. Bartolomeu José Ribeiro de Souza, da Associação Estadual pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope).

Assessoria Sintep/MT

 

Cuiabá, MT - 06/04/2018 18:13:49


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2521-2530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter