A etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) começou na manhã de sexta-feira (06.04), em Cuiabá, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), com representantes de sindicatos, escolas e movimentos sociais. O debate inicial enfatizou a importância da resistência da classe trabalhadora diante dos ataques aos direitos sociais conquistados ao longo dos últimos 100 anos.

O Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) organizador do evento no estado, composto por representantes dos diferentes segmentos da educação Básica, Tecnológica e Ensino Superior, reafirmam a defesa da educação pública gratuita e de qualidade social e o cumprimento no Plano Nacional de Educação (PNE).

"Existe uma disputa de projetos e a área da educação é fundamental para o domínio do poder econômico. A Conape é um espaço de resistência, estamos fazendo história ao nos contrapormos ao que o Ministério da Educação está fazendo com a educação pública", enfatizou o secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares Ferreira.

A Conferência vai até amanhã (07.04) e faz parte de um movimento nacional de resistência às medidas impostas pelo Governo Federal que prejudicam a educação pública. Durante os dois dias de debates, os participantes debatem temas como o Sistema Nacional de Educação, avaliação das políticas educacionais, gestão democrática, valorização dos profissionais da Educação, entre outros.

Assessoria Sintep/MT

 

Cuiabá, MT - 06/04/2018 17:10:29


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2521-2530 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter