O Sindicato dos Trabalhadores no ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participou ontem (01.08), no Cine Teatro Cuiabá, na Capital, do lançamento da 16ª Parada da Diversidade de Mato Grosso, que terá como tema “Viver é um ato político: Nosso voto, nossa voz”. A mobilização do público LGBTi sairá às ruas no próximo dia 22 de setembro de 2018 para alertar a sociedade sobre os impactos que as decisões políticas acarretam na vida das pessoas e como os retrocessos de direitos sociais, humanos, passam pelas escolhas feitas nas urnas.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza, apoiou a realização da 16ª Parada, destacando que a   resistência de coletivos feitos desiguais, à retirada de direitos, é uma demonstração de que somos sujeitos das políticas, que podemos coletivamente mudar o rumo delas com a mobilização, denúncia, a resistência.

“A Parada da diversidade se constitui como ato político, é atividade de visibilidade à questão e de reivindicação para respeito à diversidade.  A escola cumpre papel importante neste processo sendo que as políticas educacionais no atual contexto, com destaque às curriculares, vão em direção contrária ao reconhecimento das diferenças”, afirmou.

Conforme Jocilene, o lançamento da 16ª edição da Parada às vésperas da mobilização do movimento sindical contrário a Base Nacional Curricular Comum (dia 2.08) foi significativo, já que o documento exclui as discussões de gênero, e justifica que o tema é de responsabilidade da família. Apesar de não fechar a possibilidade do debate.

“A preocupação maior da Base é uniformizar os conteúdos escolares com o pretexto de atender as avaliações em larga escala. Com essa perspectiva induz à ausência da abordagem dessas temáticas, aumentando com isso a exclusão de estudantes com outras identidades de gênero”, acredita.

O Sintep/MT reafirma o seu compromisso com a educação como direito, o que implica em uma escola diversa, plural, multicultural, livre de quaisquer formas de discriminação ou preconceito.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 02/08/2018 16:39:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2331-2340 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter