Termina, no dia 30 de junho, o prazo para os municípios e Estados cumprirem as exigências do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), de criarem seus conselhos e fundos locais. O cumprimento das exigências é necessário para prefeituras e governos estaduais que tenham contratos com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Suspensão de repasse

Estados e municípios que têm obras em andamento, mas ainda não apresentaram as leis em que propõem a criação de seus fundos e conselhos locais, continuarão a receber recursos até 30 de junho. Depois dessa data, os repasses serão interrompidos até que se regularizem as pendências.

"Para transformar a habitação em uma política de Estado, é fundamental consolidar esta nova institucionalidade representada pelo SNHIS, garantindo a participação e o controle social nas três esferas de governo. Este desafio depende, além da iniciativa do Executivo, da celeridade dos legislativos em aprovar os projetos de lei", afirmou a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães.

O prazo para a elaboração dos planos locais de habitação de interesse social permanece o mesmo: dezembro de 2010. Segundo a secretária adjunta de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edina Martins de Oliveira, a sociedade deve estar atenta. "É muito importante que os cidadãos acompanhem a situação do seu município e Estado para que possam cobrar o que é de direito e fazer valer a democracia social", ressaltou a sindicalista, que também integra o Conselho Nacional das Cidades pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ela alertou que há muitas obras de habitação em Mato Grosso, mas podem ter os recursos cancelados. "Por isso, o Ministério das Cidades está fazendo este alerta. Pequenas falhas dos gestores nos Estados e municípios têm impedido a liberação de verbas para realização das obras", complementou Edina de Oliveira.

Cuiabá, MT - 10/05/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7031-7040 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter