O dia 1 de dezembro é o Dia Mundial de Combate a AIDS, mês do Laço Vermelho, e em defesa do Sistema Único de Saúde. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) dará publicidade a um vasto material orientativo (cartaz, cartilha, CD) a ser divulgado em breve, com objetivo de difundir o tema em salas de aulas. A campanha de 2019 reedita o conceito "Aids: perigo à vista - Além da camisinha, chegou a hora de lutar pelo direito à saúde", proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), desde 2017.

“O quadro de desmonte do Sistema Único de Saúde, com redução de recursos para investimentos em políticas públicas (Emenda Constitucional nº 95), somada a política conservadora de não abordar pautas sobre gênero nas escolas, ameaça o avanço da doença, principalmente entre jovens”, argumenta a secretária de Políticas Sociais do Sintep/MT, Leliane Borges. “Precisamos intensificar o processo educativo nas escolas. Esse é nosso papel”, ressalta.

SUS

Desde 2017, com os ataques as política públicas, entre elas a Saúde levando a corte de verbas e comprometendo os serviços do Sistema Único de Saúde, a CNTE foca no tema de defesa do SUS, pois é ele o responsável pelas políticas para o controle da transmissão, prevenção, testagem e tratamento do HIV/Aids, bem como o levantamento de dados sobre a epidemia no país, doenças sexualmente transmissíveis, informações sobre direitos sexuais e o papel da escola, e o HIV/Aids na luta sindical.

Ao longo da semana, as subsedes do Sintep/MT estarão recebendo o material e deverão ajudar na organização de diversos eventos e ações educativas nas escolas, A Campanha do Laço, que marcar a data tem como objetivo reduzir o preconceito, fortalecer a tolerância, a cooperação e a compreensão com as vítimas da doença e informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.

O projeto da CNTE começou em 2006, por iniciativa da Internacional da Educação da América Latina, que convidou a Confederação para coordenar os trabalhos no Brasil, e seus membros e organizações associadas, OMS (Organização Mundial da Saúde) e EDC (Centro para o Desenvolvimento da Educação). Porém, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU e em 1988 adotada pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 27/11/2018 10:32:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2181-2190 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter