O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) manifesta sua indignação com a divulgação preconceituosa veiculada pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis quando num panfleto, dito educativo, insere imagens de um personagem negro e outro branco, onde expõe a ideia de um homem negro como sujo e outro branco, como limpo.

Em consonância aos manifestos proferidos pelos movimentos em defesa da igualdade racial, reproduz na íntegra a nota do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR/MT)  


Cuiabá, Mato Grosso                                                                              03 de Abril de 2019.


O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial- CEPIR/MT  repudia o tom racista da campanha lançada pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis, na produção de material impresso em campanha publicitária com cunho educativo.

É notório que a primeira etapa da campanha denominada Cidade Limpa, realizada pela Prefeitura, estampa em um panfleto dois personagens, onde o negro é caracterizado como sujo e o outro, branco, afirma que é o limpo. Em outra parte do material impresso um jovem branco tem as seguintes frases no balão: “Oi! Eu sou Limpinho. Estamos limpando e gramando as áreas públicas”. Na parte inferior, do mesmo panfleto, um jovem negro (em imagem retirada na internet, do doloroso e excludente período da ditadura militar) com os seguintes dizeres: “Eu sou o Sujismundo”, “Eu jogo lixo em todas as partes. Eu não cuido da minha casa e nem da minha cidade”.

Este material impresso é de cunho racista da prefeitura de Rondonópolis, sendo vinculado em toda a cidade, desta forma várias pessoas estão tendo acesso a este material, reforçando uma ideia de que o negro é sujo e o branco é limpo.

Exigimos que a propaganda seja retirada e além da retratação, consideramos fundamental uma ação compensatória de combate ao racismo e à discriminação dentro das escolas no município. Afinal de contas, da mesma forma que os efeitos da escravidão negra no Brasil são irreparáveis, o efeito de uma propaganda como essa pode ser mortal, basta lembrarmos do jovem negro que foi associado a sujeira .
Não aceitamos um Estado cúmplice!


Assina está nota:

Manoel Francisco da Silva Júnior
Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso
CEPIR/MT

 

Cuiabá, MT - 03/04/2019 17:42:02


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1991-2000 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter