O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) iniciará neste sábado (05.04), a partir das 13 horas, o I Encontro de Redes Municipais por Macrorregião do estado, com lançamento no município de Rondonópolis e participação das regionais do sindicato, Sul I e II. Este será o primeiro do total de cinco polos que integrarão profissionais das redes municipais para debater a Carreira, a Educação Pública e Previdência Social.
A atividade tem como objetivo criar estratégias conjuntas para conter os ataques as políticas públicas de Educação e debater propostas de enfretamento, freando o desmonte direitos da classe trabalhadora, além de assegurar as conquistas da carreira.

O encontro em Rondonópolis reunirá durante dois dias -  05 e 06 de abril - na Escola Estadual Coração de Jesus, representante de dezenove municípios, com a participação dos diretores regionais Bartolomeu Batisti (Sul I) e Doralice de Castro (Sul II); secretários de Rede Municipal, Henrique Lopes; de Formação Sindical, João Eudes; a secretária adjunta de Organização Sindical, Edna Mahnic, e a presença do presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

A palestra de abertura fará a análise de conjuntura sobre a economia, política e educação atual e o protagonismo dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, para garantir seus direitos no contexto da luta de classes. O tema será apresentado pelo professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Augusto Mário Isaac.

Na segunda mesa do dia, o dirigente do Sintep/MT, secretário de Redes Municipais, Henrique Lopes, e o secretário adjunto de funcionários, Klébis Marciano, trabalharão com a temática Fundamentos Legais para a constituição dos Planos de Carreira dos Profissionais da Educação Escolar e os passos para sua constituição e/ou reestruturação, tendo como parâmetros a proposta do projeto de Lei da CNTE e orientações do Sintep/MT.

Na conclusão dos trabalhos do primeiro dia terá a palestra sobre o processo de negociação e o rito jurídico a ser observado no processo para o exercício do direito de greve, o processo de filiação, a organização sindical e as possibilidades de contribuição financeira desatrelada da tutela do estado integrarão os esclarecimentos dados pela a secretária de assuntos jurídicos do Sintep/MT, Maria Celma de Oliveira e pelos secretário de Formação, João Eudes, e adjunta de Organização Sindical, Edna Mahnic.

Os trabalhos retomam no dia seguinte, domingo, com foco no tema “Desafios sobre a Seguridade Social nas Redes Municipais e nos regimes de previdência próprios, frente ao novo contexto da Reforma da Previdência. A abordagem será do secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, Henrique Lopes. Todo o conteúdo apresentado integrará as discussões de grupo para reflexões de temáticas como: Plano de carreira; relação com os poderes legislativo e executivos municipais, representatividade da categoria no poder legislativo e organização sindical.

Depois de Rondonópolis o I Encontro prossegue para Cuiabá, dias 11 e 12 de abril, com os participantes das regionais Oeste I, II e III, e Médio Norte II. Nos dias 26 e 27 de abril, será a vez de Nova Xavantina reunir os trabalhadores da educação dos municípios que compõem as Lestes I, II e II. Sinop receberá o encontro dias 4 e 5 de Maio, com participação dos Nortões I, II, III e IV. Finalizando, dias 1 e 2 de junho, o município de Tangará da Serra receberá os representantes do Médio Norte I e Noroeste.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 05/04/2019 19:00:44


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1991-2000 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter