O dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), membro do coletivo de funcionários, Edmilson Lamparina, propôs durante reunião do colegiado dias 6 e 7 de agosto, nomear o coletivo de funcionários com o nome da ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza dos Santos. 

A indicação, que deverá seguir para avaliação na Confederação, foi aprovada pelos representantes dos 18 estado e Distrito Federal, presentes na reunião. A titulação, mais do que uma homenagem, ressignifica a imagem do coletivo, imprimindo ao grupo a representatividade que a companheira Jocilene conquistou para o cargo de funcionária de escola. 

Mestre em educação, Jocilene Barboza foi a primeira mulher, negra e funcionária de escola a assumir a direção do maior sindicato do estado de Mato Grosso. Jocilene faleceu em dezembro de 2018, num acidente automobilístico, ainda no início da gestão na presidência. Porém, integrou a luta sindical desde quando ingressou no concurso estadual como técnica em administração escolar.

Jocilene Barboza foi secretaria geral, vice-presidente do Sintep/MT, antes de chegar à presidência. Sua história foi marcada pela luta e pelos direitos das/dos funcionárias/os de escola, defendendo a formação do funcionário e funcionária de escola como fundamental para assegurar ao profissional da educação, a visibilidade e participação necessárias ao processo educativo no ambiente escolar. 

Jocilene Barboza, presente!


Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 07/08/2019 19:05:47


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1731-1740 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter