Cerca de 20 professores aposentados das regiões Norte e Centro-Oeste estão reunidos até amanhã (12), em Cuiabá, para o 5º Encontro Regional de Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Palestras e debates sobre Análise de Conjuntura, Diretrizes de Carreira, Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e Política Nacional e Estatuto do Idoso constam na programação do evento. Além disso, os presentes explanaram sobre a organização dos trabalhos sindicais e política salarial como paridade, integralidade, abonos, precatórios, entre outros. Ainda criaram um Plano de Trabalho da Região, com o planejamento das atividades que devem ser implementadas em cada Estado. Segundo a secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Maria Madalena Alcântara, as contribuições de cada representante que devem auxiliar na criação de um plano de trabalho para todo país. "Estamos tratando de políticas públicas relacionadas à carreira e à qualidade de vida destes profissionais e por isso essa participação é importante".

Para o secretário da pasta de Seguridade Social do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jupé Pereira da Silva, as discussões sobre a questão da organização das secretarias de aposentados nos sindicatos e como essa iniciativa pode auxiliar na busca por políticas públicas voltadas para esta categoria contribuem com o fortalecimento destes profissionais da Educação. "Assim os nossos companheiros não ficam isolados, soltos ou dispersos e podem contribuir com o grupo, sempre buscando alternativas que beneficiem esses servidores que tanto contribuíram com a Educação no país", disse. "É uma troca de experiências muito válida já que conseguimos entender o cenário por regiões para então reivindicarmos bandeiras de lutas que contemplem a todos", completou Ivanildes Ferreira dos Santos, também filiada ao Sintep/MT.

Do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Maria Terezinha de Jesus acredita que o encontro servirá, principalmente, para obter informações sobre a questão da implantação do PSPN e a paridade salarial. "Estes eventos nos ajudam a entender como alguns sindicatos conseguiram se articular para garantir a implementação destes direitos", revelou.

Após as discussões na esfera regional, os profissionais aposentados da Educação seguem para o Encontro Nacional de Aposentados da CNTE, que ocorre entre os dias 8 e 12 de agosto, em Recife (PE).


Cuiabá, MT - 11/06/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6951-6960 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter