Foi na América Central, especificamente na República Dominicana, que o Comitê Regional da Internacional da Educação da América Latina (IEAL) se reuniu, na segunda e terça-feira, dias 14 e 15, para fazer um balanço do movimento sindical, além de discutir a situação da educação e as atividades na região.

As intervenções do primeiro dia foram marcadas pela reflexão sobre a conjuntura e as perspectivas para o movimento sindical e para a educação pública. Fred Van Lewen, secretário geral da IE, discorreu sobre os impactos da crise financeira sobre a educação. Exemplificou com a legislação recente da România, onde, a partir de agora, a profissão está completamente desregulamentada: qualquer pessoa pode ser professor.

A pedido dos presentes, a vice-presidente do Comitê Regional e secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Silva, apresentou o cenário das eleições brasileiras de outubro. Destacou que o movimento sindical deve atuar ativamente para impedir retrocessos nas políticas públicas como resultado da disputa de projetos que ocorrerá no segundo semestre.

Juçara Dutra Vieira, vice-presidente da Internacional da Educação e também secretária de Finanças da CNTE, hoje licenciada, discorreu sobre os desafios de promover a educação como direito e como responsabilidade do Estado no contexto da crise global. Expressou, também, a necessidade de darmos concretude aos princípios de solidariedade internacional que orientam a ação sindical.

Nesse sentido, reiterou a importância da visita ao Haiti, que ocorrerá hoje (16), para tratar da reconstrução da Confederação Nacional Haitiana (CNH), filiada à Internacional da Educação.

Os Sindicatos locais, especialmente a Associação Dominicana de Professores (ADP), anfitriã do evento, reconhece que houve avanços quanto ao sistema previdenciário para os trabalhadores em educação, bem como em relação ao concurso público para provimento de vagas nas escolas. No entanto, adverte que número de alunos por sala de aula chega a 55, 60 e, até, 90 alunos. Essa questão foi objeto de discussão com o ministro da Educação, professor Malánio Paredes em reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira.

Cuiabá, MT - 16/06/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6951-6960 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter