O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) inicia, este mês, o 3° e último Eixo do Programa de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Cerca de 600 pessoas estiveram diretamente envolvidas com o curso nos últimos três anos. "Estão se formando 15 turmas e, a partir do próximo ano, novas turmas devem ser iniciadas", explicou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.

De acordo com o sindicalista, o sentimento é de missão cumprida. "Este programa, que se originou em Mato Grosso, é importantíssimo e é nosso papel oferecer instrumental de formação", assegurou.

O presidente ressalta que a maior parte dos dirigentes sindicais eleitos no último pleito participou do curso. "E esta renovação demonstra que temos cumprido nosso papel e investido bem nossos recursos", complementou. Os diretores regionais devem agendar as aulas do próximo eixo, "Planejamento e ação sindical", a partir do próximo fim de semana.

Atividades de formação

Preocupada com o contexto atual e com o objetivo de possibilitar às entidades um instrumento que as permita desenvolver atividades de formação de dirigentes, desde 2007 a Secretaria de Formação da CNTE desenvolve o Programa de Formação de Dirigentes Sindicais.

O programa foi estruturado em quatro eixos: Concepção Política e Sindical, Formação de Dirigentes Sindicais, Planejamento a Administração Sindical e Temas Transversais. O material de formação disponibilizado pela CNTE proporciona e garante aos dirigentes os fundamentos necessários e complementares para a reflexão e compreensão do processo histórico da luta dos trabalhadores.

O eixo 1 - Concepção Política e Sindical - teve como objetivo proporcionar aos dirigentes uma fundamentação teórica e metodológica das concepções e teorias políticas, da história do movimento sindical e popular com recorte na organização dos trabalhadores da educação no Brasil. O conteúdo foi distribuído em cinco fascículos: Introdução à Sociologia, Teoria Política, Economia Política, Introdução à História do Movimento Sindical, e Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Brasil.

O eixo 2 - Formação de dirigentes sindicais - teve como objetivo possibilitar a formação política e prática na preparação dos dirigentes, oferecendo uma formação metodológica. O conteúdo foi distribuído em cinco fascículos: - Fundamentos de Filosofia, Teoria e Prática da Comunicação Sindical, Como Fazer Análise de Conjuntura, Concepção, Estrutura e Organização Sindical, e Negociação Coletiva e Orçamento Público na Área de Educação. 

O eixo 3 - Planejamento e Administração Sindical - tem como objetivo levantar elementos que ajudem a tornar o sindicato uma entidade democrática, bem administrada, participativa e coletiva para uma maior eficácia na ação sindical. Neste terceiro eixo, serão tratados os seguintes conteúdos: Planejamento Estratégico, Planejamento Estratégico da Ação Sindical, Gestão Sindical e Sistema Democrático de Relações de Trabalho (SDRT). O primeiro fascículo a ser trabalhado é "Planejamento estratégico situacional - o método".

 

 

Cuiabá, MT - 21/08/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7531-7540 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter