Estudantes de 43,8 mil escolas públicas de educação básica participam nesta terça-feira (25), da primeira etapa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Farão as provas mais de 19,2 milhões de alunos, de 5.508 municípios. A competição reúne alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Nessa primeira etapa, de acordo com Cida Neves, da coordenação da Obmep no Ministério de Ciência e Tecnologia, as provas serão aplicadas e corrigidas pelos professores em suas turmas. Cada escola escolherá 5% das melhores provas e enviará os cartões-resposta ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes selecionados participarão da segunda fase, em 24 de outubro.

Na segunda fase, segundo Cida Neves, as provas serão aplicadas e corrigidas por professores indicados pelo Impa. Desse grupo de estudantes sairão os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze da olimpíada. Além das medalhas, os vencedores receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A divulgação dos resultados finais está prevista para 11 de dezembro.

A realização da olimpíada atende os objetivos de incentivar o ensino de matemática e de descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

Da primeira edição da Obmep, em 2005, até este ano, o número de estudantes, de escolas e de municípios cresceu. Começou com 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades. Hoje alcança, 19,2 milhões de estudantes, 43,8 mil instituições de ensino e 99,1% dos municípios.

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação e realizada pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

 

Cuiabá, MT - 25/08/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7531-7540 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter