O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso realiza nesta terça-feira (11.02), a partir das 18h30, mais um debate sobre As Reformas em Curso e suas Consequência para a Classe Trabalhadora. A edição se dará numa Plenária Sindical, no município de Sinop (505 km da capital) reunindo dirigentes dos dez municípios (Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratan, Santa Carmem, Sorriso, União do Sul, Vera e Sinop) que compõem o polo Nortão III, além de profissionais da rede estadual e municipal de Sinop.

Na primeira semana de fevereiro o debate foi realizado para profissionais educação de Alta Floresta e Carlinda, a pedido da diretora da regional Nortão II, professor Francisca Ilmali. O objetivo foi esclarecer aos trabalhadores da educação, principalmente os aposentados, o que a Reforma da Previdência de Mato Grosso, que entrará em vigor no mês de junho, impactará nas aposentadorias. 

“O saque que governador Mauro Mendes fará nos salários dos aposentados tem despertado ira nos profissionais da educação, e ira também pela ausência da recomposição salarial, pois saber que retirarão recursos  sem que se faça a recomposição salarial,  é revoltante”, relata o secretário de redes municipais do Sintep/MT, Henrique Lopes, responsável por esclarecer o tema.

Segundo Lopes, a atividade tem revelado certa descrença dos profissionais sobre as medidas anunciadas. “Muitos ficam incrédulos, em choque ao serem informados”, diz. Por outro lado, acredita que o descontentamento anuncia um despertar de consciência sobre o que está por vir, como Reforma Administrativa e suas vertentes emergenciais, que irão alterar desde a estabilidade no emprego público, acordos coletivos, até a carreira dos servidores públicos. 

‘Esperamos que essa seja a construção para que no mês de maio de 2020 estejamos com um caminho construído para fazermos o enfrentamento ao governo Mauro Mendes. E esses debates são o primeiro passo”, diz. 

Lopes cita ainda os esclarecimentos sobre o dia 18 de março, Greve Geral, um enfrentamento nacional contra os projetos federais, cuja a maior ameaça é Reforma Administrativa. A mobilização também fará a defesa pelo Novo Fundeb, conforme o projeto de Lei nº 15 apresentado pela da senadora Dorinha Seabra. 

“Nossa expectativa é que as pessoas compreendam o tamanho do ataque e engrossem as fileiras por entender que todos os direitos que tivemos, até hoje, foram conquistados nas ruas”, conclui o dirigente. 

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 11/02/2020 18:01:33


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1421-1430 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter