O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) soma força aos movimentos sindicais e sociais para conter onda de ataques aos direitos sociais e trabalhistas dos profissionais, em especial os da Educação Pública. Nesta quarta-feira (12.02), a partir das 18h30, na sede do Sintep/MT, acontece a Plenária Sindical chamada pela Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), com demais centrais sindicais e movimento sociais organizados, encaminhar a Greve Geral, dia 18 de Março. 

O cenário das Reformas impostas pelo governo federal e estadual levam ao debate dos diferentes segmentos de defesa dos trabalhadores e da sociedade, penalizada com as políticas em curso. O objetivo é elaborar estratégias que garantam a todos condições dignas de trabalho e direitos sociais.   

Para o Sintep/MT, está evidente que os projetos políticos implementados, tanto em nível federal como estadual, promoveram o achatamento de salários, corte de investimentos públicos e, nesse caso, se destaca a falta de perspectivas do executivo federal para o novo Fundo de Desenvolvimento e Valorização do Ensino Básico (Fundeb). “Sem um novo Fundeb e com o corte de recursos federal e estadual na Educação Pública, não haverá como garantir o funcionamento das escolas, com perspectiva de qualidade social, nem nas redes estadual e municipais”, destacou o presidente do SIntep/MT, Valdeir Pereira.

As medidas governamentais têm focado na culpabilização dos servidores pela própria ineficiência das gestões, colocando os/as trabalhadores/as e toda a população reféns de uma política de precarização dos serviços públicos. Na Educação, elas se revelam com a falta de infraestrutura escolar, salas superlotadas, professores em contratos precários. E ainda, política de vouchers na educação, escândalos do Enem, entre outros. Sem contar, a uberização do trabalho, imputando aos trabalhadores condições análogas à escravidão. 

“O objetivo da Plenária é construir um alicerce coletivo de luta para fazer o enfrentamento aos governos, com foco em assegurar aos trabalhadores, da ativa e aposentados, e toda a sociedade o cumprimento de direitos básicos. Nós temos um papel fundamental, pois a Educação Pública é uma das portas de entrada fundamentais para assegurar a cidadania do indivíduo”, conclui o presidente. 

Serviço

O quê – Plenária Sindical e dos Movimentos Sociais 

Quando – Hoje quarta-feira (12.02), a partir das 18h30

Onde – Sintep/MT – Rua Mestre João Monge Guimarães, 102 – Bairro Bandeirantes - Cuiabá

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 12/02/2020 15:43:53


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1421-1430 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter