“A escola é um espaço de disputa e a sociedade, por vias transversais, começa a perceber a importância da escola para a formação cidadã”. A fala da professora doutora Márcia Aguiar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), refletiu o contexto das turbulências na pandemia, a condução das políticas do país e os impactos no direito à educação, no horizonte da relação da escola e o direito à aprendizagem.

Para a professora que participou do 1º Seminário on-line realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, na tarde de quinta-feira (28.05), nesse espaço de disputa é necessário organização de grupos de trabalho que reúnam representações de profissionais da Educação Básica e Universidades Públicas para a construção de defesas que assegurem o direito de ensinar e aprender, com base nos princípios constitucionais.

O debate on-line tratou sobre o “Direito a Aprendizagem, Currículo e Reorganização do Calendário Escolar em Tempos de Pandemia”. Participaram ainda, a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes; o vice-presidente da Internacional da Educação (IEAL), professor Roberto Leão; a Deputada Federal, professora Rosa Neide; e o deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral. A condução dos trabalhos foi mediada pelo presidente do Sintep/MT, professor Valdeir Pereira.

A discussão conforme pontuado pelo presidente do Sindicato, teve o objetivo de apontar caminhos coletivos para reafirmar a defesa da Educação Pública e Gratuita e os princípios constitucionais. “Precisamos continuar a respeitar as orientações das autoridades sanitárias, fazer a defesa pela vida, mas sem deixar de nos organizarmos para a construção da retomada das aulas. É preciso reafirmar a relevância do contato presencial para assegurar a amplitude do conhecimento, para além do domínio de conteúdo”, disse.

Estiveram presentes como convidados, o presidente da CUT-MT, professor Henrique Lopes; o representante da União dos Dirigentes Municipais de Mato Grosso (Undime), Paulo Madson ; e o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual, Valdir Barranco.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/05/2020 18:40:34


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1171-1180 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter