O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza no próximo dia 3 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h, pelo facebook Sintep de Luta, e youtube - Sintep/MT,  o 5º Encontro Estadual de Aposentados/as do Sintep/MT abordando “Os Impactos do Confisco nas Aposentadorias e Pensões”. A reunião virtual, em decorrência da pandemia e necessário isolamento social, reforçará o debate em tempos de perdas de direitos. 

“A organização desse Encontro Estadual resgata e revigora nos profissionais aposentados/as o espirito de luta coletiva, como afirma o jargão sindical: Aposentados, sim. Inativos nunca!”, destaca o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.  As perdas promovidas pelos governos, em especial na gestão estadual de Mauro Mendes, que confiscou 14% dos salários dos/as aposentados/as e pensionistas do serviço público (Lei Complementar nº 654/2020), farão parte do debate.

Na oportunidade serão tratadas estratégias de enfrentamento ao desmonte de direitos que ataca as aposentadorias e pensões dos trabalhadores/as da rede estadual, e poderá inspirar governos municipais a repetirem as práticas nas administrações de Regime Próprio de Previdência, caso decidam copiar o modelo estadual de previdência. 

Mas para além dos desafios vivenciados nas aposentadorias dos servidores da rede estadual de Mato Grosso, o Sintep/MT aponta  um cenário de ataques e desmonte colocados pela Emenda Constitucional nº 92 (Reforma da Previdência) somada as demais medidas federais e estadual (Congelamentos de salários – LC 173/2020; Teto de Gastos (EC nº 95 e EC nº 81, estadual) que impactarão profundamente nas aposentadoria dos atuais e futuros aposentados e pensionistas da educação pública de MT. “É por essas que será necessário fazer o enfrentamento e a resistência com a participação de todos”, conclui o presidente. 

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 31/08/2020 18:05:36


Print Friendly and PDF

Exibindo: 931-940 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter