Professora Doralice Rosa de Oliveira homenageada pelo CEDM (in memorian)

 

Na próxima segunda-feira (28.09), às 19 horas,  o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) realiza pelo canal do youtube  (https://youtu.be/dq0tBIpGE78) a cerimônia de entrega do prêmio “Ruth Marques Corrêa da Costa”, em homenagem às mulheres que lutam e promovem a defesa dos Direitos Humanos das mulheres no Estado. Na edição de 2020. A premiação, in memorian, da 5ª edição do prêmio, será conferida para a professora Doralice Rosa de Oliveira Escolástico, falecida em setembro de 2003.

Doralice Oliveira destacava-se por seu espírito lutador e destemido. Integrou as diversas lutas do Sintep/MT. Representante da regional do Araguaia, a professora conquistou os profissionais da educação de todo o estado pela forma desbravadora com que enfrentou as lutas da categoria consolidar a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica (Lopeb), piso salarial, entre outras conquistas dos educadores

Mãe, mulher e militante foi atuante em todas as áreas. Provedora da família, responsável por manter o sustento dos dois filhos, enfrentou os desafios apresentado para sobreviver num mundo estruturalmente machista. Foi em defesa de todos os profissionais da educação, em especial das mulheres, que saiu às ruas por salários dignos, unificação na carreira dos profissionais das escolas, entre outras bandeiras. 

A honraria é dividida em duas categorias: in memoriam e em vida. Na categoria em vida o prêmio será entregue a Defensora Pública em Mato Grosso, Lindalva de Fátima Ramos.

Quem foi Ruth Marques Correa da Costa

Ruth Marques Correa da Costa professora efetiva da rede pública de ensino aos 17 anos, amparada por mandado de segurança. Aos 24 anos se tornou diretora da Escola Leovegildo de Mello. Foi a primeira mulher rotariana e, ainda, a primeira Conselheira da OAB/MT. Presidiu o Muxirum Cuiabano por duas gestões, tendo atuado na rede feminina de combate ao câncer. Por 19 anos foi diretora da Escola Bernardina Rich e ajudou a criar a Associação de Professores Primários de Mato Grosso, hoje SINTEP/MT, sendo eleita a primeira presidente. Também foi proprietária do colégio particular Santa Cecília e concedia bolsas de estudo para crianças carentes.

Assessoria/Sintep-MT


Cuiabá, MT - 25/09/2020 15:31:32


Print Friendly and PDF

Exibindo: 881-890 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter