Outubro Rosa é uma pauta na luta do Sintep/MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) inicia o mês de Outubro fazendo o alerta anual para a prevenção contra o Câncer de Mama. Para o sindicato, Outubro Rosa é mais do que uma cor no calendário, é uma bandeira de luta da categoria.

Representante de uma carreira composta por 82% de mulheres, para o Sintep/MT trazer o tema para discussão é fundamental. “Lembrando que, apesar da grande incidência no público feminino, a doença não tem exclusividade de gênero e se manifesta também nos homens”, destaca o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. 

Outro ponto destacado pelo dirigente é lembrar a todas e todos que, apesar da pandemia, os exames preventivos devem ser feitos. O isolamento social não justifica adiar os cuidados preventivos básicos: autoexame e mamografias anuais para mulheres acima dos 40 anos. “Estas são as principais formas para o diagnóstico precoce da doença”, lembra. As medidas possibilitam que as chances sejam muito maiores para os pacientes, chegando a 95% de cura. 

Outra defesa à doença é a manutenção de hábitos como; prática de exercícios, alimentação saudável e evitar hormônios sintéticos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que essas práticas reduzem em até 28% o risco do câncer de Mama.  

O mundo registra atualmente cerca de 2 milhões de casos diagnosticados de câncer de mama. O que comprova a necessária importância ao tema, já que esse tipo de câncer está entre os três mais comuns, ao lado do câncer de pulmão e colorretal, afirmam estudos.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 02/10/2020 17:50:43


Print Friendly and PDF

Exibindo: 871-880 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter