Educadores de Juscimeira questionam decisão arbitrária do governo em municipalizar escola em pleno período de matrículas

Os trabalhadores da Educação do município de Juscimeira levaram um susto com o anúncio repentino do Estado, de que a Escola Estadual Campos Sales será transferida para a rede municipal já a partir do próximo ano.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Subsede Juscimeira e diretora da unidade escolar, Nilza Moreira Aguiar, os profissionais da educação que atuam na unidade tomaram conhecimento da mudança da escola, da rede estadual para municipal, na última semana, sem nenhuma comunicação prévia e no período em que as matrículas já estavam quase todas feitas. “Isso contraria totalmente a orientação que estávamos seguindo, do próprio Decreto estadual 723/2020, de que o redimensionamento ocorreria de forma gradativa, iniciando em 2021, e que não poderíamos abrir turma do primeiro ano do ensino fundamental. Foi com base nesse decreto que orientamos os pais durante o período de matrícula. Estávamos no último dia do processo de renovação de matrícula para o ano letivo de 2021, quando fomos informados dessa decisão repentina”, criticou Nilza.

Um ato em protesto à decisão do governo foi realizado na manhã desta segunda-feira (21/12) em frente à Câmara municipal de Juscimeira. A dirigente sindical conta que a comunicação sobre a mudança de gestão na escola foi feita apenas de forma verbal, pela assessoria pedagógica do município no dia 18/12/20. “Nós não tivemos prazo para informar a comunidade escolar e a sociedade de maneira coerente e justa. Diante desse fato, conseguimos nos reunir com o prefeito da cidade, Moisés dos Santos, que também se disse surpreso, e que recebeu a comunicação do estado de última hora”.

No documento do Sintep-Juscimeira, enviado à Prefeitura, os trabalhadores da educação pontuam sua indignação.

“Sempre trabalhamos em busca de uma educação de qualidade de forma democrática, justa e transparente, como deve ser todo o processo que vise respeitar os princípios republicanos do nosso país. Cremos que essas mudanças impositivas são equivocadas e injustas, e em nenhum momento serão benéficas para a melhoria da qualidade de ensino tão almejada pela comunidade escolar e a equipe gestora. A decisão para a transferência da Escola Estadual Campos Sales para o município, foi feita sem nenhum estudo prévio acerca dos impactos no contexto local. Desta forma, pedimos ao prefeito que reconsidere essa decisão de acatar a responsabilidade de assumir a escola Campos Sales, uma vez que a determinação inicial do governo era de fazer essa transição de maneira gradual”, diz trecho do ofício.

De acordo com Nilza, o prefeito Moisés dos Santos disse que irá buscar uma alternativa junto à Secretaria Estadual de Educação. 

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.


Cuiabá, MT - 21/12/2020 12:38:24


Print Friendly and PDF

Exibindo: 701-710 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter