Os desafios da formação e valorização profissional na perspectiva da qualidade na aprendizagem foram abordados em mesa de debate, durante o XIV Congresso Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Participaram do evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, no último sábado (4), a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e o secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício.

Para Rosa Neide, discutir a formação dos profissionais mantém o Estado em posição de vanguarda no tema. "O encontro enriquece muito no sentido de trazer à tona questões que ficaram obscuras". A secretária destacou o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) junto a Estados e municípios. "É a primeira vez que vejo, em 25 anos de magistério, uma ação que realize o levantamento, defina as competências e dê ênfase na questão", complementa.

João Felício ressaltou a importância de se modificar o papel dos educadores para que se construa um sistema educacional eficiente. "Eles têm que deixar de ser um instrumento, mas ser um protagonista, participando como agente de transformação dos alunos". De acordo com o secretário, para que isso ocorra são necessários avanços em dois pontos: valorização e formação. "Valorizar significa implantar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A formação deve ser feita de forma permanente, mas, no início, os professores devem ser despertados da importância de retornarem às Universidades", pondera.

Presente ao encontro, o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, salientou os problemas enfrentados em Mato Grosso, sobretudo nas redes municipais de ensino. "Temos muitos profissionais com nível médio, sem PCCS e sem um Piso Salarial em conformidade com a lei. Na rede estadual, precisamos garantir a questão dos professores efetivos", finaliza.
O congresso - O XIV Congresso Estadual de Educação do Sintep/MT foi realizado entre os dias 02 e 05 de setembro, com a temática "Qualidade na Aprendizagem com Promoção Profissional". Para o sindicato, discutir o tema na atual conjuntura significa evidenciar as principais bandeiras históricas pela implementação de um projeto de Estado que seja capaz de superar a lógica dos projetos de governo, visando consolidar uma educação de qualidade socialmente referenciada para todos. Além disso, a educação deve ter como princípios a Gestão Democrática do Ensino, o Financiamento da Educação, a Formação e a Valorização Profissional e o Controle Social.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

 

 

Cuiabá, MT - 08/09/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6811-6820 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter